RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
AMB APROVA TAXAS PARA 2018
Rádio Cova da Beira
A assembleia municipal de Belmonte aprovou por unanimidade a proposta dos valores do IMI a cobrar em 2018. Os valores são semelhantes aos que estão a ser cobrados este ano. 0,8 por cento para os prédios rústicos, 0,3 por cento para os urbanos e uma majoração de 30 por cento para os imóveis degradados.
Por Nuno Miguel em 16 de Nov de 2017
No caso da taxa de participação no IRS, o município volta a fixar em 2,5 por cento o valor a reter em 2018. Ume medida que, de acordo com o presidente da autarquia “representa um esforço que devemos continuar no sentido de sermos mais atractivos e facilitar a vida àqueles que cá estão, que sabem que são reembolsados em metade do valor do IRS. Achamos que devemos devolver esse valor à nossa população porque a vida contínua difícil e a câmara já tinha deliberado bem, na minha opinião, que se mantenha em vigor esta medida que já transita do ano passado”.
Uma reunião em que também foi aprovada a primeira alteração às grandes opções do plano e orçamento de 2017. Uma proposta justificada com a construção do centro escolar de Caria. Facto que levou José Carlos Gonçalves, da coligação PSD/MPT, a referir que “parece claro que a justificação de transferir esta verba foi a incapacidade de a câmara realizar esta obra em 2017. Como não teve capacidade de o fazer tem que transitar verba para 2018 para que ela possa continuar. Mas a razão que está por detrás é a incapacidade da câmara para concluir esta obra que prometeu há quatro anos”.
Na resposta António Dias Rocha sublinha que “foi incapacidade da câmara porque nós não andamos a nadar em dinheiro. È certo que prometi, a obra foi começada e conseguimos arranjar mecanismos para a concretizar. Isso é que me interessa”.  
Nesta reunião, Carla Cruz, presidente da junta de Maçainhas, foi eleita para o conselho da comunidade do agrupamento dos centros de saúde da Cova da Beira, Licínio Benedito e Luís Elvas para a assembleia da comunidade intermunicipal. Paulo Borralhinho, presidente da assembleia, vai representar o órgão nos conselhos municipais de segurança e de educação e Pedro Torrão, autarca de Caria, foi eleito para representar os autarcas do concelho no próximo congresso na associação nacional de municípios. Foi também aprovado o estatuto remuneratório do presidente do conselho de administração da empresa municipal que vai receber 80 por cento do vencimento do vereador a tempo inteiro na autarquia.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados