RCB/TuneIn
Sexta, 17 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB: HÁ 13 ANOS A PROMOVER “PESO SAUDÁVEL”
Rádio Cova da Beira
O programa “Peso Saudável”, que o Serviço de Nutrição e Actividade Física (SNAF) do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), realiza desde 2004, tem como objectivo “incutir novos hábitos de alimentação e de actividade física” acompanhando o utente com base na chamada “medicina do estilo de vida”, como refere o director do SNAF e mentor do projecto.
Por Paula Brito em 13 de Nov de 2017
 

Segundo José Luís Themudo Barata, “o conhecimento, a motivação e a psicologia comportamental» são os segredos para emagrecer e estão na base deste programa de características inéditas em meio hospitalar.

Cada programa "Peso Saudável" tem a duração de 3 meses (13 a 15 sessões semanais), estando previstas para 2018 sessões mensais de índole temática complementar ao programa.

Além de consultas individuais de medicina, nutrição e psicologia, necessárias ao acompanhamento individual e personalizado de cada utente, o programa contempla também sessões de grupo, uma actividade em que os utentes recebem formação ao nível dos vários temas referentes ao processo de emagrecimento, tais como stress, planeamento alimentar, aprendizagem de controlo do processo de compra alimentar e gestão do tempo, etc.

Acrescem a estas, sessões de actividade física que têm lugar no Complexo Desportivo da Covilhã, todas as segundas, quartas e sextas-feiras entre as 18h00 e as 19h15.

Nas duas últimas edições do programa, referentes ao 1º semestre de 2017, em que 61,1% dos participantes foram mulheres e 38,9% homens, numa faixa etária entre os 19 e os 69 anos, os resultados revelam uma média, em termos de peso perdido, de 3,5kg nos homens e 4,6kg nas mulheres e uma perda em termos de massa gorda de 1,8% e 2,5% respectivamente.

A edição em curso tem fim previsto para 12 de Dezembro, estando já abertas inscrições para a próxima edição a iniciar na primeira semana de Janeiro de 2018, sendo que muitas dessas inscrições correspondem a encaminhamentos de diversas especialidades médicas, seja por parte de médicos do Centro Hospitalar Cova da Beira, bem como de médicos dos Centros de Saúde.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados