RCB/TuneIn
Sexta, 17 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PRAÇA DO MUNICÍPIO GANHA NOVA LOJA
Rádio Cova da Beira
Abriu uma nova loja na praça do município do Fundão. O Estúdio Francisco Sanches é o segundo projecto que sai da incubadora da praça para se instalar na zona antiga da cidade.
Por Paula Brito em 13 de Nov de 2017

O investidor é um jovem, de 32 anos, natural de Alcaria, licenciado em design multimédia pela Universidade da Beira Interior, que tirou o curso de fotografia no Porto e se especializou em casamentos. Há cinco anos criou uma empresa com esse objectivo que funcionou durante dois anos num estúdio na Covilhã, mas a vinda para a incubadora do Fundão permitiu outros voos.

“Foi importante para nós o projecto passar para o Fundão porque a autarquia apoiava em low cost as empresas que se estavam a desenvolver no mercado, depois o ponto chave para o desenvolvimento da empresa em tão pouco tempo foi o fab lab. Com a maquinação laser nós conseguimos desenvolver peças únicas feitas por nós, criadas por nós, todo o design é desenvolvido aqui na empresa, comprámos a nossa máquina e neste momento já somos auto suficientes nessa produção.”

A empresa esteve instalada durante três anos na incubadora da Praça o que lhe permitiu diversificar a oferta.

“A partir daí começamos a desenvolver outros produtos, outros artigos, e começámos a atingir um público-alvo completamente diferente. Nos casamentos temos uma comunicação vertical, fabricamos do convite até ao álbum, caixas e materiais rígidos são gravados e personalizados por nós, o Fab lab deu-nos oportunidade de ver como era a aceitação dos nossos produtos no mercado e a partir daí tem sido sempre a subir. A empresa está a crescer cerca de 50% ao ano, o que também se transforma em mais postos de trabalho.”

A empresa criou quatro postos de trabalho directos e 12 indirectos e abriu, na última sexta-feira, uma loja na praça do município.

“A autarquia foi muito importante no lançamento do projecto numa loja de rua, porque é um projecto apoiado pela câmara municipal, estivemos três anos em incubação, fizemos um plano de negócio para ver como é que funcionaria cá fora, vimos que tínhamos segurança para o poder fazer e agora estamos aqui para dar cartas inovadoras”.

O Estúdio Francisco Sanches é a segunda loja que abre portas na praça do município ao abrigo do programa que a câmara do Fundão criou para, no âmbito da incubadora, permitir às empresas, sobretudo criativas, ocuparem as lojas devolutas do centro histórico.

“Nós tínhamos associado a incubação a um projecto de aceleração para empresas, sobretudo criativas, ocuparem o centro histórico e reconverterem lojas devolutas. Já temos dois casos desses, e há mais dois que estão na calha.”

Segundo Paulo Fernandes, presidente da autarquia fundanense, das mais de 60 empresas que passaram ou permanecem na incubadora do Fundão, 14 já saíram para se instalarem no exterior, destas há duas que aproveitaram o apoio do município para se instalarem na zona histórica.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados