RCB/TuneIn
Quarta, 22 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PEV QUESTIONA GOVERNO SOBRE PEIXES MORTOS NO TEJO
Rádio Cova da Beira
O Partido Ecologista "Os Verdes" questiona o Governo sobre o aparecimento de milhares de peixes mortos entre Vila Velha de Ródão e a barragem do Fratel, no rio TEjo.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Nov de 2017
De acordo com os ambientalistas, a situação deve-se às descargas  de efluentes por parte de empresa daquela zona. bem como à eutrofização das águas do Tejo. A eutrofização é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, nomeadamente de algas devido à maior concentração de nutrientes existentes nas águas sobretudo nitrogénio e fósforo, em resultado da poluição e da redução do caudal. Este processo é mais frequente em ambientes em que as águas estão mais contidas, como nas albufeiras, reduzindo os níveis de oxigénio da água e colocando em causa estes ecossistemas.

 

"A eutrofização embora possa também levar à mortandade de peixes, não é a causa em si mesma, mas o resultado nítido do excesso de poluição a que o rio Tejo tem sido sujeito, tornando-se ainda mais evidentes os seus efeitos catastróficos na biodiversidade em períodos de seca como o que se está a verificar neste ano em Portugal", sublinha o Partido Ecologista "Os Verdes" que já solicitou uma audição sobre a poluição do rio Tejo com o Ministro do Ambiente, a realizar na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

O PEV quer saber se  o Ministério do Ambiente confirma que a mortandade de peixes que se tem verificado no rio Tejo, na zona de Vila Velha de Ródão é o resultado das descargas de efluentes de empresas que laboram naquele concelho e quantas licenças foram emitidas, na última década, para a rejeição de águas residuais directamente no rio Tejo ou em afluentes entre a barragem do Fratel e Vila Velha de Ródão.

 

O Partido Ecologista "Os Verdes" pergunta ainda sobre que tipo de monitorização e fiscalização tem sido efectuado às águas do rio Tejo no sentido de identificar focos de poluição e a sua eliminação, assim como que diligências foram tomadas para resolver esta situação que conduziu à morte de milhares de peixes na zona de Vila Velha de Ródão.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados