RCB/TuneIn
Sexta, 17 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LAGAR: COMEÇOU A CAMPANHA
Rádio Cova da Beira
Começa esta segunda-feira, no lagar do Fundão, a campanha da azeitona. Este ano uma semana antes do habitual devido ao tempo quente e seco que afectou a qualidade da azeitona.
Por Paula Brito em 13 de Nov de 2017
 

“Afectou muito na qualidade, há muita mosca que está a afectar a azeitona e mais tarde se vier muita chuva pode aparecer muita gafa. Deve vir menos produtiva derivado à seca, às temperaturas muito altas, é que a maior parte dos nossos olivais é de sequeiro, a azeitona não tem calibre, tem pele e caroço”. Lamenta António Amaral, presidente da direcção da Cooperativa de Olivicultores do Fundão.

2016 foi ano de contra safra, pelo que, este ano deveria ser uma boa campanha, mas devido ao tempo quente, seco e aos incêndios não se prevê que dêem entrada na cooperativa mais do que os dois milhões de quilos de azeitona do ano passado, como refere em entrevista à RCB o técnico do lagar do Fundão, Miguel Fiadeiro.

“O ano passado não foi realmente um ano de alta produção, fizemos à volta de dois milhões de quilos, este ano pensaríamos que podíamos estar com melhores perspectivas e chegar aos 3 milhões mas devido ao longo período de seca, se chegarmos aos valores do ano passado, como referiu o presidente, será uma campanha satisfatória”.

Durante esta primeira semana o lagar vai estar aberto das 8h às 17h, a partir da próxima semana e até final da campanha o horário é das 8h às 18h, ininterruptamente.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados