RCB/TuneIn
Terça, 18 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
M?DICOS DUPLICAM EM 6 ANOS
O n?mero de m?dicos no centro hospitalar da Cova da Beira duplicou nos ?ltimos 6 anos. A garantia ? deixada pelo presidente do conselho de administra??o do daquela unidade de sa?de.
Por Nuno Miguel em 26 de Nov de 2009

João Casteleiro refere que "esse aumento do número de médicos é revelador de que o centro hospitalar da cova da beira está a demonstrar uma capacidade de atracção superior ao que é normal na região". Um facto a que "não é alheia a faculdade de ciências da saúde da UBI uma vez que existe a tendência para os médicos se fixarem nos locais onde concluíram a sua formação".

Mas apesar desse aumento do número de médicos, o presidente do conselho de administração do centro hospitalar da cova da beira admite que "há algumas especialidades deficitárias, como por exemplo os casos da urologia e na anestesia, mas essas são carências generalizadas em todo o país devido ao reduzido número de especialistas. Não é um problema só nosso".

No sentido de tentar suprimir essas dificuldades João Casteleito afirma que "o centro hospitalar vai prosseguir com a sua política de atracção no sentido de fixar novos especialistas; não é pagando mais porque os montantes estão definidos por lei, mas sim mostrando a qualidade do nosso projecto e das nossas instalações e equipamentos".

Para ultrapassar o problema de fixação de médicos no interior do país, o governo vai implementar um modelo de bolsas, no valor de 750 euros mensais, no sentido de promover essa fixação.Um modelo que vai ser implementado a partir do próximo mês de Janeiro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados