RCB/TuneIn
Sexta, 17 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“É PRECISO MAIS COOPERAÇÃO”
Rádio Cova da Beira
O reitor da academia sénior de Belmonte considera que existe uma competição excessiva entre as instituições daquele concelho que prestam apoio na área social às populações. Uma afirmação feita à margem da cerimónia de abertura das actividades daquela instituição para este ano lectivo.
Por Nuno Miguel em 10 de Nov de 2017
De acordo com Carlos Lourenço “eu gostaria que pelo menos na vila, que é a sede do concelho, houvesse mais interacção entre as várias associações que trabalham no âmbito do apoio aos cidadãos mais idosos. Por vezes noto que falta esse espírito de colaboração e há um espírito excessivo de competição, de ver qual é que se mantém, qual é que é mais importante, qual é que consegue angariar mais fundos. Isto não é uma boa maneira de fazer com que a pluralidade de uma comunidade funcione”.  
No arranque do segundo ano lectivo da academia sénior de Belmonte, Carlos Lourenço sublinha que este projecto tem sido determinante para combater o isolamento das populações mais idosas e a receptividade tem superado as expectativas “sabemos bem que há muitas pessoas aqui no concelho que vivem a sua terceira idade de um modo muito passivo e triste e a academia sénior acaba por ser uma oportunidade para elas. Pelo que eu vejo as pessoas estão contentes com a academia, saem satisfeitas das aulas e que continuam a apreender coisas para darem um contributo válido à sociedade”.   
Pelo segundo ano consecutivo a academia sénior, gerida pela associação “Solis” abriu as portas com as disciplinas de inglês, música e actividades física e com duas novas ofertas. De acordo com a presidente da direcção, Susana Miranda “os nossos alunos tem mostrado um grande empenho em fazer crescer este projecto. Este ano temos duas disciplinas novas que são a introdução à estética e as artes plásticas. Ficamos sem a língua portuguesa porque não tivemos nenhum professor voluntário para leccionar essa disciplina mas ainda estamos a tentar ter essa opção no segundo semestre”. 
Neste ano lectivo a associação pretende também avançar com a criação de uma biblioteca para a academia sénior. Brevemente vai ser lançado um apelo à população para que possam ser doados livros para este novo projecto.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados