RCB/TuneIn
Sexta, 17 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI ACOLHE CONGRESSO INTERNACIONAL
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior aprofunda a reflex√£o sobre aquilo que une e separa os tr√™s espa√ßos geogr√°ficos que s√£o Portugal, Brasil e os PALOP a partir de diversas manifesta√ß√Ķes art√≠stico-liter√°rias. √Č no decorrer do II Congresso Internacional Portugal ‚Äď Brasil ‚ÄďPalop: Rela√ß√Ķes Culturais, organizado no seio do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, que se realiza no dia 14 de Novembro de 2017.
Por Paulo Pinheiro em 08 de Nov de 2017

É uma iniciativa que surge na sequência das actividades do Mestrado em Estudos Lusófonos, no âmbito do Departamento de Letras, e está na continuidade do I Colóquio Internacional Portugal-África: Pontes para o Futuro, II Colóquio Internacional Portugal África: Mitos e Realidades Vivenciais e Artísticas e o I Congresso Internacional Portugal Brasil África: Relações históricas, literárias e cinematográficas, decorridos, respectivamente, em 2008, 2010 e 2012.

 

Este ano, o programa centra-se na modernidade e na contemporaneidade, abrangendo as áreas da literatura portuguesa e brasileira (Fernando Pessoa, Fernando Paulouro, Manoel de Barros e Raul Bopp), as artes plásticas e a literatura angolana, a morna cabo-verdiana e o cinema português.

 

De acordo com os promotores, estão asseguradas as presenças de António dos Santos Pereira, José Carlos Venâncio, catedráticos da UBI, Pires Laranjeira, africanista da Universidade de Coimbra, Kelcilne Grácia-Rodrigues, da Universidade de Mato Grosso do Sul, Fabíola Mourthé, da PUC- Minas Gerais, Moacyr Rodrigues, musicólogo cabo-verdiano, Adriano Mixinge, especialista em pintura angolana e Consultor Cultural da Embaixada de Angola em Madrid e da UNESCO, Fernando Paulouro, escritor e ex-diretor do Jornal do Fundão, e Saguenail e Regina Guimarães, cineastas e escritores, que vêm apresentar o seu filme Trela Curta, visão humorística e corrosiva da realidade contemporânea (ou de todos os tempos?).

 

A Comissão Organizadora é constituída por Cristina Vieira, Henrique Manso e Ana Rita Carrilho. O congresso decorre no anfiteatro da Parada (pólo 1).


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados