RCB/TuneIn
Sexta, 24 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EPABI ASSINALA BODAS DE PRATA
Rádio Cova da Beira
Escola Profissional de Artes da Covilh茫 (EPABI) assinala 25 anos de exist锚ncia com o prop贸sito de juntar antigos alunos e professores. Na foto: Pedro Pais(director pedag贸gico da escola)
Por Paulo Pinheiro em 04 de Nov de 2017

Outras da categoria:

A EPABI foi criada em 3 de Setembro de 1992, com o nome de Escola Profissional de Artes da Beira Interior - EPABI, mediante despacho conjunto do Ministério da Educação e do Emprego e Segurança Social, tendo como entidades promotoras o Conservatório da Covilhã e a Câmara Municipal da Covilhã.

 

As boas de prata são assinaladas com orgulho “na história de sucessos somados ao longo dos anos “, mas também com olhos postos no futuro.

 

De acordo com o director pedagógico da escola, dois momentos vão marcar as comemorações: o primeiro por altura do Carnaval

“Um ciclo de Master Class para o qual vamos convidar ex-alunos da escola que ao longo destes 25 anos se destacaram, com carreiras profissionais nos diversos instrumentos, trazê-los à Covilhã para ministrarem cursos na área na área do seu instrumento para novos alunos e para jovens da Beira Interior e do país que se queiram inscrever”, explica.

 

Uma segunda iniciativa acontece na interrupção do ano lectivo da Páscoa de 2018

 

“Iremos realizar um estágio de orquestra sinfónica com ex-alunos e professores que passaram pela escola ao longo destes 25 anos. O objectivo é apresentar o trabalho da orquestra nas maiores casas de música de Portugal. Estamos a fazer contactos com a Casa da Música, no Porto, com o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para daqui possa resultar num grande momento, com uma grande obra que representa a qualidade do trabalho que a EPBI tem feito ao longo desta duas décadas e meia”, frisa aquele responsável.

 

De acordo com Pedro Pais, este vai ser o ano em que a orquestra de sopros volta a apresentar-se num concurso internacional de bandas. O evento está marcada para 2 de Dezembro no Europarque, em Santa Maria da Feira

 

“Quisemos também assinalar os 25 anos com uma prestação a concurso. Vai na quarta edição, é um concurso organizado pela empresa Cardoso e Conceição e por uma academia nacional de bandas. A EPABI candidatou-se mais uma vez, vai concorrer na categoria de bandas académicas, juntamente com outras sete orquestras, e esperamos novamente ser premiados. Há dois anos alcançámos o primeiro prémio, por isso, a fasquia é elevada”, refere o director pedagógico da REPABI.

Desde a sua criação, a EPABI já formou muitos alunos que são hoje profissionais de reconhecido mérito no panorama musical nacional e internacional, casos de Bruno Borralhinho e Filipe Quarema, entre outros.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados