RCB/TuneIn
Quarta, 22 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: “AS CRIADAS” NO FESTIVAL DE TEATRO
Rádio Cova da Beira
A completar o primeiro fim-de-semana do Festival de Teatro da Covilhã, a Companhia de Teatro de Braga apresenta “As Criadas”, de Jean Genet, este sábado, 4 de Novembro, às 21h30, no auditório do Teatro das Beiras.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Nov de 2017

Outras da categoria:

Com tradução de Eduardo Tolentino e Rui Madeira, dramaturgia e encenação de Rui Madeira e a interpretação de Sílvia Brito, Solange Sá, Mariana Reis “As Criadas”, de Genet, “encerram o ciclo Liberdade e Solidão, a que nos obrigamos desde 2013. Exatamente no ano em que perfaz 30 anos da sua morte. Ele que abordado sobre o problema do tempo, respondeu como Santo Agostinho “espero a Morte” e questionado sobre algum do seu teatro (As Criadas, Os Negros, A Varanda…) deixou dito:

“Estou-me nas tintas. Quis fazer peças de teatro. Cristalizar uma emoção teatral e dramática. Se as minhas peças servirem os negros, não me importa. De resto, não acredito nisso. Acho que a acção, a luta directa contra o colonialismo faz mais pelos negros que uma peça de teatro. Procurei fazer ouvir uma voz profunda que os negros e as demais criaturas não conseguiram fazer ouvir. Um crítico disse que “as criadas não falam assim”. Falam assim. Mas só comigo e à meia-noite. Se me disserem que os negros não falam assim, responderei que ouviremos mais ou menos aquilo se encostarmos o ouvido ao seu coração. Temos de saber ouvir o que não está formulado.”

Jean Genet


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados