RCB/TuneIn
Sexta, 23 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“A EDUCAÇÃO VAI CONTINUAR A SER UMA DAS BANDEIRAS DESTE MANDATO”
Rádio Cova da Beira
A afirmação feita pelo presidente da câmara do Fundão na sessão solene de abertura do novo ano escolar, que decorreu no edifício da Moagem, e em que foram distinguidos os melhores alunos do último ano nos diferentes níveis de ensino do concelho assim como os docentes que passaram à situação de aposentação.
Por Nuno Miguel em 27 de Oct de 2017
O autarca afirma que há novos desafios que estão a ser colocados nessa área e promete bater-se pelo reforço da autonomia das escolas “eu acho que essa é uma questão muito importante para afinar o nosso projecto àquilo que é a realidade da nossa geografia humana e económica. Só vai trazer benefícios numa área em que não podemos esperar resultados de curto prazo e temos de resistir a essa tentação. Não podemos andar sempre a fazer alterações na educação de forma a que nunca se consiga estabilizar a avaliação do que foi feito anteriormente. Da minha parte fica esse compromisso de que tudo farei para potenciar esse quadro de autonomia”.
Quanto à transferência de novas competências do governo para as autarquias nesta área, Paulo Fernandes sublinha que elas são bem vindas sem que tal signifique uma municipalização da educação “eu não gosto do termo de municipalização da educação mas gosto do tempo de descentralizar competências. Se eu sou um adepto da autonomia das escolas, descentralizar competências para os municípios em áreas que estão relacionadas com os equipamentos escolares ou a contratação pública que são temas que entram cada vez mais no dia a dia das escolas pode permitir às autarquias dar mais escala e trazer mais experiência que permite melhorar a eficácia no quadro dos meios”. 
Uma cerimónia onde Paulo Fernandes destaca os resultados positivos que o plano local de educação tem vindo a alcançar, deixando como exemplo o projecto da “Academia de Código” que neste ano lectivo já está a ser desenvolvido em estabelecimentos de ensino de todo o país.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados