RCB/TuneIn
Sexta, 24 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
GR REFUGIENSE ORGANIZOU COLÓQUIO DE ATLETISMO
Rádio Cova da Beira
Integrado no 19º Grande Prémio de Atletismo "Carlos Salgueiro", o Grupo Recreativo Refugiense (Covilhã) realizou no passado fim- de-semana na sede social um colóquio subordinado ao tema "O Atletismo na Vida do Cidadão". O painel de oradores contou com a presença de quatro das cinco personalidades convidadas. Samuel Barata atleta do SL Benfica foi um dos prelectores e padrinho da prova.
Por Miguel Malaca em 25 de Oct de 2017

Outras da categoria:

Para além do jovem internacional português marcaram também presença no evento, Carlos Carmino (Director Técnico Nacional de Marcha Atlética da FPA), Luís Rechena (Director Técnico Regional da AACB), João Coelho (Presidente da AACB), e José Augusto Silva (Presidente do GR Refugiense).

 

Foi convidado também Amaro Teixeira, em representação do Departamento de Ciências do Desporto da UBI, mas segundo o que a RCB apurou, em virtude da presença do actual treinador do CCD Leões da Floresta/UBI em Lisboa com representantes do Sporting Clube de Portugal tendo em vista a transferências das atletas Inês Reis e Laura Taborda para o clube de Alvalade (2017-2018), não foi possível estar presente no colóquio.

 

Por falar em transferências, este foi o tema base da iniciativa, onde as intervenções basearam-se sobretudo na questão relacionada com a falta de apoio financeiro por parte dos grandes clubes de Lisboa em relação aos clubes pequenos no país na qual formam atletas e que depois irão representar Sporting e Benfica, e ficam sem receber as devidas compensações monetárias.

 

De acordo com esta questão, o actual técnico nacional de Marcha Atlética da FPA, "esta situação não pode continuar assim, os clubes pequenos têm de ser ressarcidos pelo excelente trabalho que fazem na formação e temos aqui no distrito de Castelo Branco vários casos como as Donas, Penta Clube da Covilhã e Leões da Floresta que investem em jovens atletas, têm qualidade, alcançam bons resultados e depois vêem cá buscar os atletas e nada dão. Daí que vou em breve propor numa futura assembleia geral da FPA, uma alteração ao regulamento de transferências para ajudar os clubes pequenos a poderem receber uma indemnização mais condizente com a formação feita, pois alguns nada recebem incclusive. Faço também um apelo a todas associações distritais para que possamos todos trabalhar nesse sentido. Não tem cabimento o que existe actualmente." Referiu Carlos Carmino.

 

Uma ideia apoiada pelos restantes oradores presentes.

 

Recorde-se por exemplo que o GDAC Bouça nada recebeu do Benfica aquando da saída de Samuel Barata, e que para a temporada 2017-2018, que começa dia 1 de novembro, vão deixar o nosso distrito seis atletas:

 

Três ex GCA Donas(Simão Pereira, Paulo Soares e Luana Aleixo) para o SL Benfica.

 

Inês Reis e Laura Taborda(ex-CCD leões da Floresta/UBI) vão para o Sporting CP, e Bruna Ribeiro(atleta individual de Castelo Branco), vai para o Núcleo de Atletismo de Cucujães.

 

O período de transferências 2017-18 termina a 31 de outubro.

 

Quanto ao Grupo Recreativo Refugiense (Covilhã), o clube actualmente liderado por José Augusto Silva pretende a curto prazo criar uma Escola de Atletismo, e irá realizar em 2019, a vigésima edição do Grande Prémio de Atletismo "Carlos Salgueiro".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados