RCB/TuneIn
Sexta, 24 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FILME UBI PREMIADO NO CINEECO
Rádio Cova da Beira
O filme “Criados na Serra”, de Maria Inês Santos Mesquita, ex-aluna da Universidade da Beira Interior, venceu o Prémio Panorama Regional / Casa da Passarella, tendo ainda sido distinguido com uma Menção Honrosa pelo Júri da Juventude, na 23ª edição do Festival de Cinema CineEco, que terminou este domingo em Seia.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Oct de 2017

Outras da categoria:

A sinopse do filme é sucinta: “Por entre paisagens de rocha e vazio, ecoam histórias de um medo que já não existe.” O objectivo de Maria Inês, recém-licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior, seria, de uma forma que em nada descurasse a componente estética do filme, recriar os testemunhos de pastores da Estrela que preservam a memória dos seus contactos com lobos. Tanto para a jovem cineasta, como para a equipa que realizou o documentário (André Rodrigues e João Pais da Silva), este foi um projecto que fez sentido desenvolver na Universidade da Beira Interior, com o apoio e coordenação da Professora Manuela Penafria.

 

No discurso de aceitação do prémio, a ex-aluna da instituição agradeceu publicamente a generosidade dos pastores que participaram no seu filme, tal como o apoio incondicional e inspiração do corpo docente da instituição.

 

“Criados na Serra” estreou no DocLisboa, em 2016, tendo já sido distinguido com outra Menção Honrosa no Festival Internacional de Curtas-Metragens, de Faro (2017).

 

A 23ª edição de 2017 do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – exibiu 100 filmes, dos mais de 500 que haviam sido submetidos à selecção prévia dos jurados. Em Seia, de 14 a 21 de outubro, estiveram em competição, nas várias categorias do Festival, filmes oriundos de mais de 25 países. Desde Longas e Curtas, Documentários e Reportagens de Televisão, Regionais, Nacionais e Internacionais, foram uma centena, as obras exibidas na Casa da Cultura de Seia, durante uma semana.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados