RCB/TuneIn
Quarta, 22 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“UMA ESTRATÉGIA PARA A FLORESTA”
Rádio Cova da Beira
É este o mote da moção apresentada pela JSD do distrito de Castelo Branco que foi aprovada por unanimidade na assembleia distrital do PSD, que decorreu no último sábado. De acordo com o presidente daquela estrutura, Hugo Lopes, trata-se de “uma nova forma de servir a população e desenvolver o território”.
Por Nuno Miguel em 23 de Oct de 2017
Entre as propostas apresentadas, destaca-se a alteração do regulamento das zonas de intervenção florestal, com o intuito de poderem diversificar as suas fontes de financiamentos, bem como a criação de plataformas de prevenção de incêndios geridas pelos municípios e a certificação como uma ferramenta de majoração substancial do valor dos produtos de origem florestal. 
Do mesmo modo, no âmbito da gestão da floresta e do seu cadastro, a JSD propõe o alargamento do apoio concedido pelo governo ao registo predial rústico, devendo ser acompanhado de um regime fiscal adequado e que promova a adesão dos proprietários. A diversificação dos recursos, não explorando apenas a madeira de pinheiro bravo e eucalipto, mas apostando também no turismo, biomassa, energia eólica e na exploração de cogumelos silvestres e de medronho foi outra das propostas apresentadas. 
O presidente da distrital da JSD de Castelo Branco sublinha que agora “vai ser alargado o âmbito desta discussão e vão ser adicionadas as propostas que a distrital da JSD apresentou no congresso nacional de 2003 e, sobretudo, procurar uma efectiva implementação das medidas”.
Reunir com as entidades da região, continuar o debate na plataforma blogue da estrutura e na conferência de dia quatro de Novembro, bem como nas conversações com o mandatário para a área, são os próximos desafios identificados pela JSD. Hugo Lopes sustenta que “temos de manter uma postura atenta e proactiva porque não basta aprovar moções; temos que fiscalizar e pressionar a sua aplicação prática”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados