RCB/TuneIn
Quarta, 22 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: BANDA TEM NOVO MAESTRO
Rádio Cova da Beira
Carlos Almeida é o novo Maestro Titular da Banda da Covilhã. Desde o passado dia 1 de Outubro que exerce as suas novas funções. A apresentação oficial está marcada para o próximo dia 2 de Dezembro 2017, no âmbito do Concerto de Gala inserido nas comemorações do 147º aniversário da Banda da Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 17 de Oct de 2017

Para a direcção da colectividade, Carlos Almeida apresenta-se com “um projecto arrojado, desafiador à jovem Banda Covilhã e aliciente para todos. Um maestro dinâmico e conhecedor da realidade bandística, muito importante nos dias de hoje”.

 

À RCB, o novo maestro titular disse que este é um novo desafio na sua vida

 

“Um desafio que encaro com muito orgulho porque na Banda da Covilhã só me faltou passar como aluno. Fui músico, professor e agora como maestro, estou na cidade há algum tempo e fiquei muito contente com o convite”.

Carlos Almeida já definiu os objectivos a atingir nos tempos mais próximos

 

“Gostava de até final do ano ou início do próximo levar a Banda a concursos a nível nacional. Tenho excelentes diamantes (elementos) para lapidar, nomeadamente os mais pequenos que sendo tão jovens têm já um grande talento. Nesta banda está tudo nivelado. Pretendo introduzir reportório difícil mas isso vai ser feito de forma gradual”.

 

 

Carlos Almeida nascido a 13 de Junho de 1993, natural de Portalegre.

Filho de um músico e convivendo com a música todos os dias, fez com que o interesse surgisse desde muito cedo, começando a frequentar a escola de música do pai aos 5 anos e aos 11 anos entrou para o Conservatório de Portalegre para iniciar os estudos em trompete, onde concluiu o 5º Grau. Assim, decidido que o que queria para a sua vida era a música, com 15 anos realizou provas de Trompete para a EPABI, entrando para o 10º ano, para a classe do professor Rui Borba. Neste curso teve oportunidade de trabalhar em Música de Câmara, Brass Band, Big Band, Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica. Terminou o curso e foi para Castelo Branco,  aí teve aulas com os Professores António Quítalo e José Almeida.

 

Foi então que Carlos Almeida decidiu entrar no mundo da Direção Musical, entrando na Atlantic Coast International Conductig Academy para estudar Direcção de Orquestra Sinfónica/Sopros/Cordas e Coro. Teve como seus mentores o Maestro Luís Clemente e o  Maestro Colin Metters na parte da Direção Instrumental e na parte de Direção Coral com o Maestro Jaime Branco, em Orquestração os Professores Roberto Fiore e José Jordán, Formação Auditiva com os Professores Paulo Maciel e Jaime Branco.

 

Nesse mesmo ano foi convidado para ser o Maestro e Director Musical na Associação Sons do Campo onde iria formar e orientar uma pequena Orquestra de Sopros. Em 2016 foi convidado para ser o maestro do Coro e Orquestra da UBI na Covilhã, Entrou também no mundo da composição, onde começou a compor obras para banda, orquestra de sopros, música de câmara, entre outras, já conta com vários temas da sua autoria.

 

Frequentou Masterclasses de Trompete com diversos trompetistas tais como: John Miller, Giuliano Sommerhalder, Sérgio Charrinho, Filipe Coelho, Óscar Carmo, Carlos Silva, Ricardo Carvalho, entre outros. Também participou em Masterclasses de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica com os maestros: António Saiote, Colin Metters, Filipe Fonseca, José Ricardo Freitas, Luís Clemente, Carlos Marques, Simão Francisco, Rogério Peixinho, alguns como instrumentista outros como maestro participante. Já tocou com diversos artistas de vários géneros musicais, tais como os Quinta do Bill, Wanda Stuart, Lena D´Água, Carlos Guilherme, Carlos Cardoso, entre outros.

 

Actualmente é maestro e professor na Banda da Covilhã, professor na Escola de Música João Carlos e monitor/professor em várias orquestras no Alto Alentejo.

 

A Banda da Covilhã conta ainda desde 2015 com um segundo maestro convidado, o maestro Simão Francisco que pontualmente trabalha com a Banda, contribuindo pedagogicamente para o seu enriquecimento e fortalecimento em termos musicais e artísticos. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados