RCB/TuneIn
Quarta, 22 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
JOSÉ ALBERTO PAIS EMPOSSADO
Rádio Cova da Beira
O novo presidente da união de freguesias e Teixoso e Sarzedo já tomou posse do cargo que vai desempenhar nos próximos quatro anos. A instalação dos órgãos decorreu sem qualquer sobressalto apesar de o PS ter vencido as eleições sem maioria absoluta.
Por Nuno Miguel em 17 de Oct de 2017
Em declarações à RCB José Alberto Pais assume que decorreram conversações com todas as forças políticas e foi possível chegar a uma proposta consensual “houve sempre uma cooperação com as restantes forças políticas e foi por isso que chegámos a este resultado. Nós tínhamos consciência de que não havia uma maior absoluta e por isso desenvolvemos algumas conversações e tudo acabou por chegar a bom porto. Aqui estamos para trabalhar para todos ao longo dos próximos quatro anos”.
No que diz respeito à junta de freguesia, o executivo integra os nomes de Carlos Sardinha e Maria Luísa Pais, ambos eleitos do PS, como tesoureiro e secretária. Uma proposta que foi aprovada com cinco votos a favor, três contra e uma abstenção. Já em relação à mesa da assembleia de freguesia é também composta por três eleitos do PS; Pedro Leitão como presidente, Laurinda Fonseca e Ruben Matos como secretários. A proposta também foi aprovada com cinco votos a favor, dois contra e duas abstenções.
José Alberto Pais refere que a nova equipa vai trabalhar em prol de resolver os principais problemas que preocupam as populações mas há duas obras que vão merecer carácter prioritário “nós sabemos que um dos grandes anseios da população é o arranjo da antiga casa do povo, onde actualmente está a sede da junta. Ainda hoje pudemos constatar que a sala maior tem poucas condições para poder acolher eventos com muita gente. É uma intervenção que para nós é primordial e espero que possa haver um bom entendimento com a câmara da Covilhã para levar a cabo essa obra. Depois é também uma urgência requalificar a rua do cimo do povo, nomeadamente com a substituição dos canos e a retirada dos fios de electricidade. Aquilo parece um arraial. Essas são duas das prioridades para este mandato”.   
O novo autarca compromete-se a reforçar o atendimento junto das populações do Sarzedo e até final deste ano quer avançar para a criação do conselho consultivo da união de freguesias “a grande missão desse órgão passa por auscultar quais são as carências sentidas pelas pessoas; já há algum trabalho feito a nível social mas importa que esse trabalho também se faça no desporto e na cultura. Aquilo que se pretende é que as populações possam expressar as suas ideias e depois serem feitas reuniões com a junta no sentido de resolver os problemas que forem identificados”.
José Valério, anterior presidente da união de freguesias, garante que vai cumprir o mandato na assembleia e explicou porque não foi apresentada nenhuma proposta alternativa aos nomes avançados pelo PS “as pessoas que foram eleitas tem agora que governar e mostrar as suas capacidades. Da minha parte vou estar na assembleia para defender sempre os interesses dos teixosenses”.
Paulo Silvino também garantiu que vai cumprir o mandato, como eleito do CDS na assembleia de freguesia. O anterior presidente do órgão refere que está a ser respeitada a vontade das populações “este presidente de junta foi escolhido pelo povo e nós devemos respeitar essa escolha. No final deste mandato vamos ver se o povo tinha ou não razão. Não vale a pena entrar aqui em qualquer tipo de guerrilhas. Eu nunca fui defensor de coligações e a posição que hoje tomei resulta de uma reunião que tive com todos os elementos que integram a lista do CDS que eu encabecei e todos concordarem que as pessoas devem ter condições para desenvolver o seu trabalho”.
Já a eleita do movimento independente “o Teixo”, Dídia Fonseca optou por não prestar declarações, remetendo para uma posição escrita que vai tornar pública nos próximos dias.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados