RCB/TuneIn
Sexta, 24 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“PRECISAMOS DE FACTORES DE CORRECÇÃO”
Rádio Cova da Beira
O presidente do conselho geral da universidade da Beira Interior defende a adopção de medidas de discriminação positiva as instituições de ensino superior que estão sediadas fora dos grandes centros urbanos.
Por Nuno Miguel em 14 de Oct de 2017

Outras da categoria:

Na sessão solene de abertura do novo ano lectivo, Ferreira Gomes mostrou-se preocupado com a situação de subfinanciamento crónico que tem vindo a afectar a UBI e apelou ao governo para que implemente medidas de correcção para resolver o problema “uma rede de ensino superior dispersa pelo território só pode sobreviver com algumas formas de discriminação positiva e isso é possível sem anular a saudável competição que permite a continua melhoria do desempenho das pessoas e das instituições. Tenho plena consciência de que estou a ir mais longe que o senhor reitor. Ele pediu-nos nesta sessão um campo de relva natural plana e o que eu estou a dizer que esse campo está inclinado e que precisamos de ter factores de correcção dessa inclinação natural”. 
O presidente do conselho geral da UBI acrescenta que chegou o momento de tomar decisões em relação ao funcionamento da rede e do seu financiamento. Uma questão que não se esgota do processo de ensino/aprendizagem “será que o país quer manter uma rede dispersa ou acha que isso é demasiado caro, e que porventura é mais barato pagar a alguns guardas da natureza fronteiriça ainda que deserta?” interrogou. “Precisamos de afinar mecanismos de diferenciação positiva na colocação de estudantes de modo a que exista um serviço educativo de qualidade, que aproveite plenamente as infraestruturas já existentes. Também precisamos de criar incentivos para que a capacidade científica das instituições do interior possa atrair e fixar investigadores em actividades internacionalmente competitivas e que promovam ao mesmo tempo o desenvolvimento dos territórios”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados