RCB/TuneIn
Sexta, 24 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CONSULTAS DE REIKI NO HOSPITAL COM LISTA DE ESPERA
Rádio Cova da Beira
Em quatro anos j√° foram realizadas 613 consultas de Reiki no hospital do Fund√£o. O projecto, pioneiro no pa√≠s, √© do n√ļcleo local do Fund√£o da Associa√ß√£o Portuguesa de Reiki, e √© desenvolvido em regime de voluntariado. S√≥ este ano j√° foram realizadas 80 consultas de acompanhamento e atendidos 46 utentes.
Por Paula Brito em 13 de Oct de 2017
 

Os números foram avançados à RCB pela coordenadora do projecto, Paula Roque, e irão ser apresentados no próximo dia 28 no Porto, no congresso nacional desta terapia complementar.

A procura da consulta de Reiki tem aumentado, obrigando este ano a uma reorganização para permitir que novos utentes tenham acesso à terapia que procuram para aliviar a dor, em situações de ansiedade e stress e até por conselho médico.

“Este ano iniciamos uma reorganização das consultas porque em anos anteriores tínhamos listas de espera e cedo esgotávamos as vagas existentes, havia necessidade de reorganizar mantendo as consultas de acompanhamento e criando consultas para novos utentes.”

Levar a consulta para o hospital Pêro da Covilhã é uma possibilidade que está sempre em cima da mesa.

“Primeiro quisemos cimentar o projecto no Fundão, porque isto nunca se fez no país, neste modelo, por isso quisemos criar aqui alguns procedimentos, perceber a dinâmica e proporcionar o acompanhamento devido aos utentes, quanto à passagem para a Covilhã é uma questão recorrente e se calhar algum dia terá que acontecer”.

O núcleo tem outros projectos em mente que assim que haja possibilidade serão concretizados. Em entrevista à RCB Paula Roque aponta um prioritário a desenvolver junto de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

“Temos uma solicitação à qual que eu quero com muito carinho dar resposta porque já foi feita há algum tempo, a Pais em Rede, para trabalharmos com crianças com NEE, para além disso vamos continuar com o projecto do hospital e realizando esclarecimentos sobre esta terapia sempre que formos solicitados para isso”.

O Reiki é uma terapia complementar que utiliza a energia, através da mãos, com um conjunto de técnicas que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados