RCB/TuneIn
Sexta, 20 Out 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CINE ECO ARRANCA NO S√ĀBADO
Rádio Cova da Beira
Abre portas no próximo dia 14 de Outubro a edição deste ano do festival internacional de cinema ambiental da Serra da Estrela. Cerca de uma centena de trabalhos de 25 países entre longas e curtas metragens, documentários e reportagens vão ser apresentados na casa da cultura de Seia durante a semana do festival.
Por Nuno Miguel em 12 de Oct de 2017
O director do certame, Mário Jorge Branquinho, destaca a dimensão internacional do certame, que é cada vez maior “este ano voltámos a ter cerca de meio milhar de filmes que pretendia estar no festival e a selecção oficial terá uma centena de filmes nas diferentes categorias a concurso. E na nossa opinião tudo isso resulta da afirmação internacional do festival, que vai sendo convidado cada vez mais a mostrar o seu trabalho em vários países”. 
A edição deste ano já vai ter algumas actividades descentralizadas em virtude da aprovação de uma candidatura, por parte da comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, no valor de um milhão e 300 mil euros tendo em vista o desenvolvimento do projecto “Cultura em Rede” que tem como objectivo a dinamização dos centros históricos dos 15 municípios que integram a CIM. Mário Jorge Branquinho sublinha que “este é bom ponto de partida para o aprofundamento do espírito da CIM e onde devemos cada vez mais partilhar eventos. Nesse sentido levar o «cine eco» ao longo do ano aos vários concelhos é algo que pode ser olhado como um exemplo para outras iniciativas que posteriormente se vão seguir”.
Na organização do Cine Eco 2017, já vai ser possível constatar o envolvimento de outros municípios no festival ““cada câmara municipal vai indicar um jovem de cada concelho para integrar o júri da juventude. Iremos assim dar-lhes oportunidade de estar em contacto com a realidade do festival. Foram também já convidados a participar todos os programadores das autarquias para que eles depois, ao longo do ano, poderem programas sessões em auditórios ou escolas tendo sempre em vista que o festival tenha uma abrangência cada vez maior”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados