RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVILHÃ: NOVOS DIRIGENTES NA CASA DO MENINO JESUS
Rádio Cova da Beira
A Casa do Menino Jesus, na Covilhã, tem nova direcção. A única a lista concorrente ao órgão executivo foi eleita por maioria no decorre da assembleia geral extraordinária daquela instituição, que se realizou segunda-feira.
Por Paulo Pinheiro em 11 de Oct de 2017

Outras da categoria:

Preside ao elenco directivo Guida Maria Pereira Gomes Andrade Dias, Ana Maria Puebla Simões assume o cargo de vice-presidente. A secretária do órgão executivo é Maria Teresa Santos Fazendeiro Roque Pereira e Júlio Berto dos Santos Fazendeiro o tesoureiro. Carla Sofia Cardona Jorge Gaiolas é vogal.

Os novos dirigentes da Casa do Menino Jesus pretendem “dar continuidade ao trabalho meritório e responsável que tem orientado a instituição nos últimos anos” tendo como prioridade as comemorações do seu centenário durante o próximo ano.

 

A instituição foi fundada a 7 Junho de 1918. Após o fim da 1ª Guerra Mundial, começaram a ver-se, pelas ruas da Covilhã, várias meninas sem amparo visto os pais terem tombado nos combates da Grande Guerra. O Cónego Monsenhor Anaquim, homem atento às necessidades sociais, procurou dar resposta a este drama. Juntamente com alguns notáveis covilhanenses, fundou "As Florinhas da Rua", criando uma casa que passasse a ser o lar destas meninas órfãs.

A primeira casa funcionou num rés-do-chão da Rua da Ramalha, abrigando cerca de seis crianças. Mais tarde, na década de vinte mudam-se para uma casa maior no Beco da Alegria . A partir de 1935, a Instituição passa para as instalações que ainda hoje ocupa ao recuperar as instalações de uma antiga fábrica da família Anaquim, na Rua Vasco da Gama.

A partir de 1965, a Casa do Menino Jesus passou a contar com a colaboração importantíssima da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima que passaram a ter um papel relevante em toda a acção educativa das crianças que habitam na Instituição.

Em 1988, sob a direcção de Clemente Petrucci, a Casa do Menino Jesus inaugura um novo edifício, contíguo ao antigo, para a instalação do Lar.

De Julho de 2001 a Julho de 2004, a Casa do Menino Jesus teve em funcionamento um projecto inovador no combate ao insucesso escolar. Tratou-se do Centro de Intervenção Social e Psicopedagógica, aprovado pelo Programa Ser Criança e que pretendeu dar uma resposta individualizada e o mais abrangente possível a crianças que manifestem dificuldade de sucesso ou de inserção escolar. A resposta foi dada com acções a nível psicológico, social, cognitivo, sanitário e familiar.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados