Aprovada pelo Ministério da Educação, a escola internacional de Penamacor será “a segunda da região centro”, como frisou o presidente da câmara de Penamacor na última reunião do executivo. Segundo António Beites, Penamacor terá daqui para a frente “um instrumento educativo do maior interesse que poderá potenciar uma onda de povoamento do nosso concelho por uma comunidade que tem procurado, nos últimos tempos, de forma impressionante o nosso concelho”.
A escola vai funcionar nas instalações do antigo externato, adquiridas já este mandato pela autarquia que vai ceder o primeiro piso para o funcionamento do primeiro ciclo. "O edifício foi atempadamente requalificado e tem as devidas condições para acolher este projecto que considero de uma importância extraordinária para o município de Penamacor”.
A escola foi saudada por Pedro Folgado, da bancada da Coligação “Juntos por Penamacor” que deixou o desafio para se encontrar uma alternativa para o local onde decorreu o arranque do projecto, na escola de Pedrógão.
António Beites explicou os motivos que levaram a autarquia a optar pelo Externato Nossa Sra. do Incenso para acolher a escola internacional “numa das reuniões que tivemos no Ministério da Educação uma das coisas que esteve em cima da mesa foi o facto da escola de Pedrógão não cumprir minimamente as exigências, e o investimento que a autarquia teria que fazer era, ao lado, um novo edifício. Apresentámos um plano B que foi o edifício do Externato que o Ministério da Educação (ME) conhecia perfeitamente uma vez que já tinha ali acolhido provisoriamente as crianças do pré escolar e do primeiro ciclo de Penamacor”.
Na próxima sexta-feira abre portas a cerca de 20 crianças do primeiro ciclo a escola internacional de Penamacor, na expectativa do ME vir a aprovar a continuidade da escola aos restantes ciclos de ensino.