RCB/TuneIn
Terça, 17 Out 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ALPEDRINHA ACOLHE "CHOCALHOS 2017"
Rádio Cova da Beira
A edi√ß√£o deste ano do Festival dos Caminhos da Transum√Ęncia (a partir desta sexta-feira at√© domingo) acontece pouco tempo depois do grande inc√™ndio da Gardunha "‚Äú√© um tributo √†s comunidades da Gardunha e √† sua capacidade de resist√™ncia‚ÄĚ refere o presidente da c√Ęmara municipal do Fund√£o.
Por Paulo Pinheiro em 15 de Sep de 2017
O autarca  pretende que a tónica do evento se mantenha na qualidade e não na quantidade de pessoas que visitam Alpedrinha durante os três dias da festa. A internacionalização continua a ser uma das apostas, este ano a região convidada é a Estremadura espanhola que trará ao certame a sua gastronomia ligada à temática, de que é exemplo o queijo torta del casar e também as suas tradições culturais que terão como ponto alto o concerto de sábado à noite no chafariz D. João V com “ACERTE”.

 

No total são mais 70 os espaços que este ano serão explorados no certame, 60% dos quais por alpetrenienses, frisou o presidente da junta, Carlos Ventura que apresentou a principal novidade do certame, a dinamização de um novo espaço “tirando os espaços que todos já conhecem há um que é de salientar este ano que é o largo do Espírito Santo, onde vamos ter um restaurante, a parte dos produtores de queijo e a utilização deste espaço para fazer um concerto na sexta-feira e outro no sábado”.

 

A prova de pastoreio no campo de futebol, o bardo no terreiro de Santo António e o terceiro concurso da ovelha churra do campo são outros dos destaques deixados por João Silvino do canil Alpetratínia “a churra do campo é uma raça que obedece aos critérios de extinção de raça iminente, este ano vai realizar-se o terceiro concurso, estes concursos são determinantes para orientações na criação e definição do trabalho que se faz durante todo o ano”.

 

Este ano a travessia da Gardunha volta a realizar-se pese embora os riscos assumidos pelos pastores pelo facto da serra estar em cinzas, haverá os habituais autocarros de ligação entre Fundão e Alpedrinha todos os dias e para quem circular de automóvel os parques de estacionamento nas entradas sul e norte da vila com transfer para a vila.

A abertura oficial do evento está marcada para as 19:00H com o tradicional desfile. No terreiro de Santo António foi instalado "O Bardo", um espaço temático, e no Palácio do Picadeiro encontra-se a "Casa da Estremadura", um espaço de visita e contacto com o património da Estremadura, região convidada deste ano. O concerto desta sexta-feira, pelas 22:00H, está a cargo de "Liara Cantos Transhumantes", no chafariz D. João V.

Há autocarros que efectuam o percurso Fundão - Alpedrinha e vice versa. Conheça os horários:


FUNDÂO- ALPEDRINHA:

Dia 15 de Setembro: 19:00H à 01:00h; DIA 16: 11:00H à 01:00h; DIA 17: 11:00H à 17:30H.

 

ALPEDRINHA - FUNDÃO:

DIA 15 de Setembro: 19:30H às 03:00h; DIA 16: 11:30h às 03:00h e DIA 17: 11:30H às 19:30H. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados