RCB/TuneIn
Terça, 26 Set 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TELHADO: INCÊNDIO ENTROU NAS TRÊS ALDEIAS DA FREGUESIA
Rádio Cova da Beira
Foi o segundo maior incêndio do ano no concelho do Fundão. Depois da Gardunha, o Telhado foi devastado pelas chamas que não pouparam nenhum das três aldeias da freguesia.
Por Paula Brito em 13 de Sep de 2017

"Uma delas, o Casal de Sta. Maria onde nenhuma casa sobreviveu, todas as casas arderam, felizmente os últimos habitantes saíram uma semana antes, na aldeia do Freixial o incêndio esteve nos quintais no meio da povoação e no final a aldeia no Telhado é apanhada também por este incêndio”.

Segundo o presidente da junta, Aires Proença, os prejuízos ainda são “elevadíssimos”, mas a fase é ainda de levantamento “nós temos muitos residentes estrangeiros a viver na nossa serra, houve alguns que ficaram apenas com a roupa do corpo, muitos produtores pecuários salvaguardaram os animais mas os pastos e as palhas guardadas para o Inverno ficaram sem nada, e depois o olival e a vinha, duvido que no Freixial este ano tenham o azeite o vinho de outros anos porque nós temos grandes áreas de olival e vinha”.

O autarca espera que os apoios cheguem e não aconteça o o mesmo que aconteceu em 2006 quando a freguesia também foi devastada pelas chamas “eu só espero que não aconteça o que aconteceu em 2006, na altura fizemos um levantamento, todos ficaram com a esperança do apoio e 11 anos depois nunca chegou um cêntimo”.

O presidente da câmara do Fundão já disse à RCB que o incêndio do Telhado é o segundo maior do concelho este ano, depois da Gardunha, e que também vai beneficiar dos mesmos apoios, nomeadamente o acesso ao fundo de emergência municipal.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados