RCB/TuneIn
Segunda, 19 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
RODRIGO PINHEIRO N´A MOAGEM
Rádio Cova da Beira
Esta sexta-feira, às 21:30h, a Moagem, no Fundão, é o palco do concerto a solo do pianista Rodrigo Pinheiro. Com entrada gratuita, o concerto é o resultado de uma residência que o pianista está a efectuar no Fundão desde o passado dia 28 de Agosto n´A Moagem e cujo objectivo é a gravação do seu primeiro disco a solo.
Por Paulo Pinheiro em 01 de Sep de 2017

Rodrigo Pinheiro nasceu na Covilhã em 1973, começou a estudar piano aos 5 anos no Conservatório de Música da Covilhã e mais tarde no Conservatório de Música de Lisboa. Partindo de “uma abordagem intuitiva à improvisação e exploração tímbrica do piano na sua abordagem mais clássica e pela utilização de técnicas extensivas, a sua música caracteriza-se pela energia, polirritmia e contrastes, tendo para isso contribuído os vários workshops de improvisação e composição em que participou com músicos como Carlos Zíngaro, Peter Kowald, Gunther Muller e Patrick Brennan”.

 

Em 2010, juntamente com Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini, formou o RED trio, que tem sido o seu principal projeto nos últimos anos, com oito álbuns editados em editoras como a Clean Feed e Nobusiness Records. É, também, membro do quarteto Clocks & Clouds.

 

Tocou com músicos como Hernâni Faustino, Gabriel Ferrandini, Per Anders Nilsson, John Zorn, Nobuyasu Furuya, Nate Wooley, John Butcher, Lotte Anker, Joe McPhee, Keir Neuringer, Rodrigo Amado, Ernesto Rodrigues, José Oliveira, Nuno Torres, Ricardo Jacinto, Blaise Siwula, Nuno Rebelo, Jason Stein, Hiroshi Kobayashi, Cristin Wilboltz, Pedro Sousa, Albert Cirera, Gerard Lebik, Piotr Damasiewicz, João Camões, Miguel Mira, Luís Vicente, Marco Franco, entre muitos outros. Tem tocado e gravado em países como Portugal, Estados Unidos da América, Holanda, Alemanha, Áustria, Polónia, Noruega, Sérvia, Roménia, Lituânia e Rússia.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados