RCB/TuneIn
Segunda, 11 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ENCONTRO VALORIZA IMPORT√āNCIA DA PASTORICIA
Rádio Cova da Beira
Este ano o encontro de pastores em Alpedrinha aconteceu poucos dias após o grande incêndio da Gardunha. A pastorícia foi uma das actividades mais afectadas pelas chamas, e António Adolfo, pastor de Castelo Novo que participou no evento, é a prova de como as chamas tudo levaram.
Por Paula Brito & Paulo Pinheiro em 31 de Aug de 2017

 “Ardeu-me tudo, arderam-se 60 castanheiros, ardeu-me a pastagem toda do gado, ardeu-me um palheiro que estava cheio de feno, foi uma tristeza, só me dá vontade de ir dali para fora e nunca mais aparecer. Tem sido uma tristeza muito grande”.

 

Para o presidente da junta de freguesia de Alpedrinha, Carlos Ventura, membro da organização do encontro, a pastorícia é uma actividade que faz e tem que continuar a fazer parte da Gardunha “a pastorícia será uma coisa importante a ter em conta no futuro, porque termos zonas de pastorícia ajuda-nos a controlar os incêndios”.

 

A sétima edição do encontro de pastores foi a mais participada de sempre com a presença de 70 pastores de toda a região. Um número que deixou satisfeito Gil Cruz um dos organizadores do evento que espera mantenha a continuidade nos próximo anos “vão comunicando uns com os outros, vão transmitindo o que é este encontro e vêm com prazer, espero que continue a ser uma festa onde todos possamos aprender alguma coisa”.

 

João Silvino do Canil Alpetratínia, que integra a organização do evento, diz que passados sete anos estão cumpridos os objectivos que levaram à criação deste encontro “dignificar e valorizar o trabalho dos pastores foi o objectivo do primeiro encontro e hoje, no sétimo, sinto que isso está a acontecer. Há cada vez mais jovens curiosos por esta vida de pastor que começa a ser identificado como um pilar base desta nossa estrutura rural”.

 

O encontro de pastores antecede todos os anos a edição dos chocalhos que acontece em Alpedrinha de 15 a 17 de Setembro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados