RCB/TuneIn
Segunda, 09 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CMP QUER PROMOVER REGRESSO A CASA DE EX-COMBATENTES
Rádio Cova da Beira
Ainda há seis penamacorenses que combateram no Ultramar que nunca regressaram a casa. Na última reunião pública do município, Pedro Folgado, deixou a proposta ao executivo para que promova o regresso a casa dos seis ex-combatentes que ainda se encontram sepultados em território ultramarino.
Por Paula Brito em 31 de Aug de 2017
 

“Do meu ponto de vista esta seria uma obrigação do Estado português de os trazer de volta para finalmente repousarem nas suas terras, como o Estado português ao longo destes mais de 40 anos nunca diligenciou neste sentido, o meu desafio é que o município de Penamacor desenvolva esforços para avaliar a possibilidade de trazer estes nossos seis conterrâneos de volta a casa para terem o seu merecido descanso.”

O vereador do movimento Juntos por Penamacor recorda que a ideia já foi concretizada por outros municípios e que o concelho pode seguir os mesmos passos “não é uma ideia inédita, sei que noutras localidades isto já foi feito, sei que a Liga dos Combatentes tem apoiado estas demandas e creio que estarão na disponibilidade de auxiliar o município. Não formalizei a proposta porque entendo que esta deve ser uma missão partilhada por todo o executivo como forma de agradecer e reconhecer o sacrifício que estes nossos conterrâneos fizeram pelo país”.  

O presidente da câmara de Penamacor, António Beites, mostrou-se receptivo à questão que considera comovente e pertinente “é uma questão que nos comove a todos e nos sensibiliza, a questão é pertinente e vamos diligenciar junto das entidades competentes a viabilidade de podermos concretizar essa proposta”.

No memorial de homenagem aos ex-combatentes que se encontra à entrada da vila estão os 27 nomes dos ex-combatentes do Ultramar, seis nunca regressaram a casa. Pedro Folgado disponibilizou o seu trabalho já realizado sobre esta matéria dando conta dos nomes e locais onde se encontram sepultados:

António Fernando Ramos, natural de Aldeia do Bispo, Augusto Figueira Caria e Domingos Ramos Rodrigues, ambos naturais de Penamacor, Francisco Domingues, natural de Salvador, João Manteigas Martins, natural de Águas e Manuel Moiteiro Leitão de Aldeia de João Pires.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados