RCB/TuneIn
Sexta, 05 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"ARTE A DOBRAR" EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
Na biblioteca municipal de Penamacor estão patente até 29 de setembro 2017, duas exposições intituladas:”Arte a Dobrar”.Uma sobre a arte Reborn e a outra sobre artesanato em vime.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Aug de 2017

Em 2013, Penamacor, recebeu a primeira exposição coletiva de bonecos reborn, única em Portugal até então. Mais uma vez, os colecionadores e apreciadores desta fantástica arte, podem visitar a Biblioteca Municipal, onde estarão expostos 10 bebés reborn e apreciar ao pormenor cada detalhe.

A autora é Andrea Melo, que se iniciou como colecionadora, e que num curto período de tempo começou a criar bonecos reborn. Desde 2011, que se dedica a esta arte, tendo clientes em Portugal e em vários países. Utiliza somente materiais de qualidade, e ao longo dos anos tem tido formação, em Portugal e no estrangeiro sobre esta arte.

Os bebés reborn não são brinquedos, são items de coleção destinados a pessoas adultas ou a adolescentes que tenham responsabilidade para cuidar de uma obra de arte delicada. No mesmo local, poderão apreciar esculturas artesanais elaboradas em vime, da autoria de Fernando Pereira, um dos mestres desta arte, em Portugal.

Natural da Vila de Gonçalo, concelho da Guarda, iniciou-se nesta arte com apenas 11 anos. Para trabalhar o vime tinha como ferramentas, apenas uma navalha, um furador, uma tesoura da poda e um martelo. Começou por fazer cestas, mesas e cadeiras, e desde então nunca mais parou. É conhecido no país inteiro e tem peças espalhadas por Portugal e pelo estrangeiro. Todas as semanas curiosos e turistas se deslocam à sua casa, onde criou um museu com 600 peças, para que os visitantes possam apreciar esta bela arte.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados