RCB/TuneIn
Domingo, 24 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUTUALISTA COVILHANENSE DISPONIBILIZA SALA SNOEZELEN A IPSS
Rádio Cova da Beira
A Mutualista Covilhanense está a convidar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Covilhã que desenvolvem actividade na área do apoio à terceira Idade para visitarem a sala snoezelen daquela Associação com o objetcivo de disponibilizar o novo espaço a outros utentes institucionalizados que sofrem de demências.
Por Paulo Pinheiro em 12 de Aug de 2017

«A sala snoezelen, como espaço inserido no projecto de abrangência concelhia “No Horizonte das Demências”, está aberta a toda a comunidade, sobretudo às instituições, como forma de colmatar a grande escassez deste tipo de equipamentos no concelho», sublinha o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, acrescentando que o objectivo é o de «proporcionar a utentes externos a possibilidade de usufruírem do espaço com regularidade».

 

«Também os nossos técnicos especializados estão disponíveis para realizar o devido acompanhamento desses utentes externos», esclarece Nelson Silva. Nos ofícios, a Mutualista convida dirigentes e técnicos de instituições congéneres a conhecerem primeiramente o espaço e as condições que oferece. A nova área da Mutualista, aberta desde Junho passado, está equipada como uma cama de água, um painel interactivo de luz e som, um projector de céu estrelado e um chuveiro de fibra óptica, entre outros equipamentos. 

 

Para além da sala snoezelen, o projecto “No Horizonte das Demências” contempla o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), pioneiro no concelho, com serviços gratuitos, também localizado na sede e aberto em Junho. O GAFPDA oferece uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmacêutica e Sociologia. Funciona em articulação com a sala snoezelen, quando necessário, e realiza atendimentos à comunidade em geral duas vezes por mês: na segunda semana (segundas-feiras) e na última semana (quintas-feiras). As marcações podem ser realizadas através do nº 275 310 870.

 

 

Este projecto tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com as demências no concelho da Covilhã, desde aos próprios doentes até aos seus familiares e cuidadores, tendo sido este ano galardoado com os Prémios ao Valor Social, da Fundação Cepsa, e com o prémio Inovar para Melhorar, da União das Mutualidades Portuguesas.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados