RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUTUALISTA COVILHANENSE DISPONIBILIZA SALA SNOEZELEN A IPSS
Rádio Cova da Beira
A Mutualista Covilhanense est√° a convidar as Institui√ß√Ķes Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Covilh√£ que desenvolvem actividade na √°rea do apoio √† terceira Idade para visitarem a sala snoezelen daquela Associa√ß√£o com o objetcivo de disponibilizar o novo espa√ßo a outros utentes institucionalizados que sofrem de dem√™ncias.
Por Paulo Pinheiro em 12 de Aug de 2017

Outras da categoria:

«A sala snoezelen, como espaço inserido no projecto de abrangência concelhia “No Horizonte das Demências”, está aberta a toda a comunidade, sobretudo às instituições, como forma de colmatar a grande escassez deste tipo de equipamentos no concelho», sublinha o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, acrescentando que o objectivo é o de «proporcionar a utentes externos a possibilidade de usufruírem do espaço com regularidade».

 

«Também os nossos técnicos especializados estão disponíveis para realizar o devido acompanhamento desses utentes externos», esclarece Nelson Silva. Nos ofícios, a Mutualista convida dirigentes e técnicos de instituições congéneres a conhecerem primeiramente o espaço e as condições que oferece. A nova área da Mutualista, aberta desde Junho passado, está equipada como uma cama de água, um painel interactivo de luz e som, um projector de céu estrelado e um chuveiro de fibra óptica, entre outros equipamentos. 

 

Para além da sala snoezelen, o projecto “No Horizonte das Demências” contempla o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), pioneiro no concelho, com serviços gratuitos, também localizado na sede e aberto em Junho. O GAFPDA oferece uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmacêutica e Sociologia. Funciona em articulação com a sala snoezelen, quando necessário, e realiza atendimentos à comunidade em geral duas vezes por mês: na segunda semana (segundas-feiras) e na última semana (quintas-feiras). As marcações podem ser realizadas através do nº 275 310 870.

 

 

Este projecto tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com as demências no concelho da Covilhã, desde aos próprios doentes até aos seus familiares e cuidadores, tendo sido este ano galardoado com os Prémios ao Valor Social, da Fundação Cepsa, e com o prémio Inovar para Melhorar, da União das Mutualidades Portuguesas.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados