RCB/TuneIn
Quarta, 23 Ago 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IDANHA TEM NOVA OFERTA CULTURAL
Rádio Cova da Beira
Est√° inaugurado o novo espa√ßo museol√≥gico do concelho de Idanha-a-Nova. A antiga resid√™ncia do p√°roco Jo√£o Pires de Campos est√° agora transformada num espa√ßo com uma biblioteca com mais de nove mil volumes e um n√ļcleo dedicado a S√£o Pedro de Alc√Ęntara com v√°rias pinturas e esculturas. O esp√≥lio foi doado pelo sacerdote √† autarquia idanhense que cumpriu desta forma uma das inten√ß√Ķes do seu testamento.
Por Nuno Miguel em 11 de Aug de 2017
De acordo com o presidente da autarquia, Armindo Jacinto “estamos a falar de uma colecção privada que foi doada à câmara no sentido de podermos estudar e tratar esse espólio e depois deixá-lo em Penha Garcia onde era a casa dele. Estamos a falar de uma biblioteca que tem mais de nove mil volume e um espaço museológico com muitas centenas de peças”.
Este núcleo contempla ainda uma área de restauração de acervo e que pretende perpetuar o legado do sacerdote, como explica a curadora do projecto “era quase um homem da renascença; o seu interesse sobre as coisas era muito vasto porque ele acreditava que tudo estava interligado. Nesse sentido todo o seu espólio tinha fios condutores dentro de todas as suas colecções”
Recorde-se ainda que no passado mês de Julho já tinha sido inaugurada uma capela dedicada a Santa Maria de Guadalupe num terreno doado à paróquia de Penha Garcia pelo padre João Pires de Campos.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados