RCB/TuneIn
S√°bado, 27 Fev 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL PROMOVE LEITURA DE MIGUEL TORGA
Rádio Cova da Beira
No pr√≥ximo s√°bado, dia em que se comemoram os 110 anos do nascimento de Miguel Torga, a Alma Azul promove a leitura do texto ¬ďA Beira¬Ē, do livro ¬ďPortugal,¬Ē editado pela primeira vez em 1940, e integrado no projecto ¬ďEm Nome da Beira¬Ē, criado em 2009.
Por Nuno Miguel em 08 de Aug de 2017
No livro “Portugal”, Miguel Torga traça um retrato pessoal do país, escrevendo sobre o seu território e os seus habitantes: minhotos, beirões, alentejanos, algarvios e outros.
No texto “A Beira”, escolhido para a leitura do próximo sábado, a partir das 18 horas, no salão da Alma Azul, em Alcains, Miguel Torga cita Gil Vicente e Augusto Gil e traça o perfil da Serra da Estrela, dos pastores e define os beirões como: “homens sem brilho, apagados e humildes, que começam a tocar pífaro sobre uma lapa, e que às duas por três estão no Terreiro do Paço de aguilhada na mão”.
A sessão vai contar ainda com a leitura de várias passagens do “Diário” de Miguel Torga e de referências biográficas, todos publicados na revista de artes e ideias que a Alma Azul dedicou a Miguel Torga.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados