RCB/TuneIn
Quarta, 23 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTIVAL DO ADUFE EM PA√öL
Rádio Cova da Beira
O primeiro festival dedicado a este instrumento genu√≠no que √© o Adufe, est√° a gerar grande expetativa no seio da organiza√ß√£o a cargo do Grupo de Dan√ßas e Cantares do Paul, bem como, na comunidade paulense e grupos participantes. A iniciativa realiza-se no dia 5 de Agosto 2017, pelas 21 horas, no largo do Mercado da vila do Pa√ļl e conta com um dos grandes embaixadores do Adufe na capital lisboeta.
Por Paulo Pinheiro em 31 de Jul de 2017

Sebastião Antunes e o grupo Adufe em Lisboa já confirmaram a sua presença no espectáculo do Festival do Adufe no Paul. "Este é um projeto que apresenta um som da Beira Interior, sul da Beira-baixa, que se apegou a vozes que circulam pela capital e quis trazer nas mãos, ainda cheias de madrugada, os cantos que nos sabem a medronho e o ressoar dos adufes que passam de pulso em pulso, o balanço que o tempo nos foi ensinando", referem os promotores.

Para além deste exímio embaixador da música tradicional portuguesa, fundador do Grupo Quadrilha, o Grupo de danças e Cantares do Paúl convidou ainda o  Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa – Castelo Branco; Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros – Porto de Mós; Adufeiras de Idanha-A-Nova; Adufeiras de Proença-A-Velha “Modas e Adufes e as Adufeiras do grupo anfitrião..

Este primeiro Festival do Adufe, é um espetáculo "preparado para transpirar alegria e emoção de uma nova abordagem das potencialidades dos instrumentos tradicionais portugueses numa extraordinária riqueza e variedade de ritmos, que indubitavelmente, fazem deste acontecimento um momento único dedicado aos apaixonados pelo Adufe e a todos os que se hão-de vir a apaixonar e ainda de afirmação da nossa identidade cultural e alavancando o reconhecimento da mais-valia sonora deste ”sui generis” instrumento tradicional", defende a organização

 

RCB/João Cunha 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados