RCB/TuneIn
Domingo, 20 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TEATRO AGOSTO: PROGRAMA APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
Entre os dias 18 e 27 do pr√≥ximo m√™s, o Fund√£o acolhe a d√©cima terceira edi√ß√£o do ¬ďTeatro Agosto¬Ē. Este ano o festival vai trazer ao concelho 19 espect√°culos apresentados por 11 companhias, dois concertos e uma mostra de curtas metragens.
Por Nuno Miguel em 28 de Jul de 2017
“O Inspector Geral”, baseado num texto de Nicholas Gogol e interpretado pelas classes de teatro da Este dá o pontapé de saída Ás actividades do certame. A companhia anfitriã vai também apresentar “a entrada do Rei” e a sua mais recente produção. “Há Beira na Revolta” tem como ponto de partida um conjunto de pequenas histórias sobre momentos que marcaram a vida do concelho, como refere o director artístico do festival “são mini histórias que estão relacionadas com a cidade do Fundão e que querem transmitir uma identidade que nós reconhecemos como beirã e que tem muito a ver com a capacidade de união e de resistir. Há uma história que ainda vamos trabalhar no futuro no âmbito deste projecto, que remonta ao século XVI em que o povo se justou e impediu que a inquisição aqui se fixasse tal como já acontecia na Covilhã e em Castelo Branco”.
O “Teatro Agosto” vai ter este ano quatro extensões; em Castelo Branco, Alcaide, Silvares e Souto da Casa. Uma forma, diz Nuno Pino Custódio de “intensificar uma descentralização que já foi iniciada anteriormente. Não queremos que este festival apenas decorra numa cidade e nesse sentido as outras localidades acabam por ser sinapses de um festival que não se quer centrar num nicho naquilo que diz respeito à sua relação com as pessoas”. 
O orçamento da edição de 2017 roda os 40 mil euros, com apoio da direcção geral das artes, câmara municipal e outras entidades parceiras. Outro dos pontos altos vai para a presença do contador de histórias galelo Quico Cadaval que vai estar no Fundão no último fim de semana do festival, como refere José Alexandre Barata, director de produção do certame “é um contador de histórias galego que vai estar aqui a apresentar uma conferência colóquio no dia 26 sobre a técnica dos contadores e no último dia vai juntar-se a um outro grande contador de histórias chamado Jorge Serafim para apresentar um espectáculo e que vai juntar em palco dois dos maiores contadores da Península Ibérica”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados