O dirigente Jorge Craveiro em declarações à RCB refere que " este ano o festival de folclore promete muita qualidade, pois temos bons ranchos a participar, três deles federados, para além também este ano quisemos apostar em dois dias de festa a começar já esta sexta-feira com a presença do músico e cantor Virgílio Faleiro a partir das 21h30. Espero que a população adira, e que seja uma mais valia alargarmos o evento para sexta e sábado. Está tudo pronto. Só falta chegar o dia." Diz.
Trinta e três anos depois, Jorge Craveiro acrescenta que "actualmente tem sido muito difícil trabalhar no rancho, temos tido muitas dificuldades em manter a nossa actividade por falta de pessoas no rancho e nos bombos, daí que faça um apelo aos valverdenses para se juntarem a nós. Se gostam de folclore venham participar e ajudar o nosso rancho. Gostaria muito que o nosso rancho folclórico fosse também também federado, mas neste momento é muito difícil, devido a estes condicionalismos". Concluiu.
O 33º Festival Nacional de Folclore de Valverde terá a participação do Grupo de Bombos de Valverde(Beira Baixa), Grupo Folclórico Juvenil Galegos de Santa Maria de Barcelos(Minho), Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo de Vila do Conde(Douro Litoral), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios do Seixal(Estremadura), Rancho Folclórico e Cultural de Covão Coelho de Alcanena(Ribatejo), e Rancho Folclórico de Valverde(Beira Baixa).
Com o desfile etnográfico a passar pela Estrada Nacional 343, a partir das 18h30, o evento tem o apoio do Município do Fundão e União de Freguesias de Fundão, Donas, Valverde, Aldeia Nova do Cabo e Aldeia de Joanes.