RCB/TuneIn
Domingo, 05 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SILVARES: FESTIVAL FAZ 20 ANOS
Rádio Cova da Beira
Organizado pelo rancho de Silvares, a XX edi√ß√£o do Festival internacional de Folclore realiza-se no pr√≥ximo s√°bado. Para al√©m do rancho anfitri√£o, que encerra as comemora√ß√Ķes dos 70 anos com o festival, participam ainda mais quatro ranchos nacionais que v√™m de Faro, Espinho, Santar√©m e Viana do Castelo, e dois internacionais que v√™m do Chile e da Col√īmbia.
Por Paula Brito em 26 de Jul de 2017

O espectáculo está marcado para as 21h na escola EB 2/3 de Silvares, mas antes, às 17h, realiza-se o tradicional desfile etnográfico que sai da secção de Silvares dos Bombeiros até à sede do grupo desportivo e cultural de Silvares com uma actuação de dois minutos de cada grupo no adro da igreja. Durante o desfile o rancho de Silvares vai recriar o ciclo do trabalho naquela vila do concelho do Fundão, como explica a vice presidente da colectividade, Cláudia Pereira “o rodete, o quadro do ciclo do milho, do ciclo do linho, assim como outras coisas que se faziam em Silvares como bordados e rendas, também o pão, tudo isso vai ser representado ao longo do desfile, à imagem do que tem acontecido outros anos”.

A câmara do Fundão associa-se ao festival com apoio logístico e financeiro naquela que é para a vereadora da cultura, Alcina Cerdeira, “um momento alto deste tipo de manifestações no concelho, uma iniciativa de interesse na promoção dos nossos cantares e tradições”.

Para Carlos Jerónimo da junta de freguesia de Silvares o festival internacional de folclore insere-se na marca Silvares terra da música e do folclore criada para promover a vila e as suas tradições “uma marca que representa bem a cultura de Silvares, do seu povo e das suas gentes”.

Este ano o Festival completa 20 anos. Segundo a presidente da direcção do rancho, Carmina São Martinho, já passaram pelo palco do festival ranchos de todos os cantos do mundo “Índia, Turquia, Geórgia, México, Ucrânia, Checoslováquia, Rússia, Marrocos, Itália, já tivemos de tudo”.

O festival internacional de folclore começou por ser organizado pelo rancho de Silvares na cidade do Fundão todos os anos, mas após um interregno na 9.ª edição a iniciativa foi levada para Silvares onde assinalou a sua X edição numa festa que durou uma semana e envolveu toda a vila. A logística e os custos associados levaram a organização a tornar o festival bienal.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados