RCB/TuneIn
Sábado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
CDU SENTE E DEBATE GARDUNHA
Rádio Cova da Beira
A CDU do Fundão dedicou o dia de sábado à Gardunha. Durante a manhã e tarde, os eleitos e candidatos da CDU, acompanhados por Vasco Paiva (Eng. Florestal) e Rute Sousa Matos (Arq. Paisagista), percorreram caminhos e trilhos da Gardunha, à noite debateram a temática no casino fundanense.
Por Paula Brito em 25 de Jul de 2017

Outras da categoria:

Segundo a CDU, que quis abordar o tema a uma escala regional e multifuncional “a Arquitecta revelou-se preocupada com a homogeneização da paisagem, em detrimento da manutenção daquilo que é único e que, a pouco e pouco, globaliza a paisagem afectando o sentido de pertença aos lugares.”

Já  Vasco Paiva sugeriu a utilização de rebanhos para a limpeza de floresta e a dinamização de conselhos directivos para os vários baldios existentes na Gardunha e a subsequente formação de uma associação capaz de concorrer aos fundos comunitários para a criação de projectos sustentáveis e com retorno económico.

O engenheiro florestal sugeriu ainda “cautela na exaltação da biomassa como solução perfeita para o duplo problema da produção energética e limpeza dos matos e assinalou que o output energético das centrais de biomassa, com recurso apenas aos produtos das limpezas de matos, é muito baixo e que depressa degenera no uso de madeiras e até de outros materiais.”

As duas candidatas da CDU às câmaras de Fundão e Castelo Branco, falaram da importância da dinamização dos múltiplos recursos da Gardunha e do imperativo de salvaguarda da sua força identitária. Catarina Gavinhos e Ana Maria Leitão chamaram também à atenção para “a ausência de uma verdadeira política de cooperação intermunicipal que assegure uma Gardunha viva, sustentável e articulada com uma adequada política de desenvolvimento local e regional.” Refere a CDU em comunicado.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados