RCB/TuneIn
Terça, 26 Set 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CRISTINA RODRIGUES APRESENTA "RETROSPECTIVA" NO CCCB
Rádio Cova da Beira
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco acolhe até 10 de Dezembro de 2017 a exposição "Retrospectiva", da autoria da arquitecta e artista plástica Cristina Rodrigues.
Por Paulo Pinheiro em 16 de Jul de 2017

“Retrospectiva”, com curadoria da britânica Tara Aghdashloo, revisita alguns dos mais aclamados trabalhos de Cristina Rodrigues ao mesmo tempo que apresenta obras inéditas. Levando em conta a especificidade do espaço, Cristina Rodrigues concebeu novas obras de arte, de inspiração em anteriores da artista.

Já amplamente difundidas pela comunicação social, nacional e internacional, as obras de arte têxtil em Bordado de Castelo Branco que, a partir de Setembro, cobrirão em permanência os altares da Catedral de Manchester são apresentadas pela primeira vez ao público.

Pela primeira vez em Portugal é possível visitar a instalação “Urban Dwellers”, resultante da parceria com a FLY London – a gigante portuguesa do calçado – numa versão concebida especificamente para esta exposição.

Igualmente em estreia está a nova colecção de tapeçarias de assinatura da artista para a Ferreira de Sá – a fabricante de tapeçarias de luxo líder na Europa.

Todo o processo criativo de Cristina Rodrigues tem início no desenho e, pela primeira vez, a artista acedeu a expor a sua colecção de desenhos dos quais partiu para outras obras, desde a escultura à instalação

 

Sobre a exposição refere a curadora

 

“Nesta retrospectiva, o tempo, o espaço e a repetição são a metafísica que une as obras, revelando assim a obra da artista com o desenrolar das suas narrativas que atravessam múltiplas culturas, lugares e materiais.” – Tara Aghdashloo.

 

Para a artista Cristina Rodrigues

“As obras seleccionadas materializam algumas das minhas obsessões, num equilíbrio entre momentos de contentamento e de sofrimento".

 

Conheça a autora da mostra e a curadora:

 

Sobre a artista

Arquiteta e artista plástica, Cristina Rodrigues nasceu no Porto em 1980. A sua base multidisciplinar está ligada à sua formação em Arquitetura (1998), História Medieval e do Renascimento (2004) e Arte Contemporânea (2010). Licenciou-se em Arquitetura e obteve um mestrado em História Medieval e do Renascimento na Universidade do Porto. Mais tarde foi viver para a cidade de Manchester, no Reino Unido, onde foi docente e concluiu o seu doutoramento na Manchester School of Art.

A sua investigação e prática artística influenciaram já estudantes e jovens investigadores em Portugal e no Reino Unido. As suas esculturas e instalações de arte de grande escala, por vezes resultantes de um trabalho colaborativo com vários grupos de artesãos portugueses, têm sido apreciadas por variadas audiências internacionais em Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, China, Brasil, Japão e Sri Lanka. As suas obras integram várias publicações nacionais e internacionais, nomeadamente o Art Radar (2017); a SCULPTURE Magazine (2016), como capa da revista; a Aesthetica Magazine (2016); o Artnet (2016); a Villas & Golfe Magazine (2016); a Notícias Magazine (2015); a Mutante Magazine (2015); a ATTITUDE Interior Design Magazine (2014), entre outras.

 

Sobre a curadora

 

Tara Aghdashloo é curadora, autora e produtora sediada em Londres, no Reino Unido. Tendo crescido numa família de artistas no Irão e mais tarde vivido no Canadá, expressa as suas explorações artísticas através da escrita, curadoria e análise crítica. Após exercer funções durante três anos como curadora principal e diretora artística numa galeria de arte em Londres, segue agora um caminho de curadoria independente, trabalhando com uma variedade de artistas internacionais contemporâneos, galerias e publicações. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados