Para além das viaturas, o aumento do número de agentes é outra das necessidades da PSP para dar resposta ao aumento da área que lhe foi afecta depois da reestruturação das forças de segurança, “o alargamento da área e da população deste comando triplicou, os nossos recursos diminuíram e os que ficaram estão mais envelhecidos” justificou Barata Mendes no discurso comemorativo dos 81 anos da PSP. O comandante distrital salientou a criação de equipas pluridisciplinares como o modelo que melhor se adapta à especificidade de um distrito com focos de criminalidade perfeitamente identificados “crimes contra as pessoas de que se destaca a violência doméstica, ofensas à integridade física e crimes contra o património”.
Segundo o director nacional da PSP, Oliveira Pereira, o distrito acompanhou o aumento do numero de operações que os 23 mil homens e mulheres da PSP realizaram no ano 2008 e que se traduziram em “18.600 operações com as consequentes mais de 38 mil detenções”.
Os 82 anos do comando distrital da PSP, em 2010, já serão comemorados nas novas instalações depois de realizadas as obras, no antigo edifício da JAE, que deverão começar em breve.