RCB/TuneIn
Segunda, 22 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
M?SICA EM PENAMACOR
Em Novembro, a c?mara municipal de Penamacor volta a promover o ciclo de m?sica de Outono. O primeiro concerto est? agendado para o dia 8, em Pedr?g?o, com Francisco Ceia.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Oct de 2009

Natural de Portalegre, Francisco Ceia frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira como actor profissional no CENDREV, em Évora, representando, entre outros, autores como Gil Vicente, Marivaux, José Régio, Moliére e Peter Weiss. Permanece nesta companhia até final de 1979, e em Janeiro de 1980, funda em Portalegre uma comapanhia de teatro profissional, Teatro Semeador, onde encena e representa várias peças. Nesse ano vê editado o primeiro disco, “Foi no monte é o monte”.

Fernando Ceia vai continuando a trabalhar na música e outros discos são editados: “Alcatruz”, em 1983; “Voo andando”, em 1985, e em 1988 é editado o disco “ Entre a cal e o sal”.

Em 1990 o disco “ Bicicleta cor-de-rosa” deixa antever a vontade de voltar às raízes, ao Alentejo. Nove anos depois novo trabalho discográfico de originais com o título “Fado singelo”.

O CD “Caderno de afectos”, é editado em Maio de 2000, com poemas de José Régio e música original de Francisco Ceia. Em 2002 “Sandálias de vento”, desta vez com a poesia de Fernando Namora; em 2003 é editado o álbum “Nas tardes”, com a poesia de António Sardinha; em Maio de 2004, sai “Asa de luz”, com poesias de Maria Rosa Colaço e em 2005 sai o álbum "Virado para a serra", com textos de Vergílio Ferreira.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados