RCB/TuneIn
Domingo, 25 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
M?SICA DO TIBETE
O cine teatro Avenida, em Castelo Branco, recebe esta noite, pelas 21:30h, os Monges Tibetanos do mosteiro Tashi Lhunpo. ? a primeira ac??o do Cultura Vibra_ Castelo Branco, projecto que representa ?uma nova abordagem aut?rquica ? difus?o e cria??o art?stica?, refere Carlos Semedo, programador e coordenador da produ??o.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Oct de 2009

A música dos Monges Tibetanos do mosteiro Tashi Lhunpo é subtil e complexa, indissociável das tradições antigas, de cujos significados está impregnada. Seja vocal ou instrumental, requer não somente um conhecimento perfeito dos testos transmitidos por tradição oral, mas também um alto nível de virtuosismo na interpretação.

A música tem presença dentro e fora dos mosteiros. No interior, acompanha cerimónias religiosas, particularmente salas reservadas à oração e, às vezes, alguns rituais são celebrados no pátio. Fora do mosteiro, é interpretada nas casas, por ocasião de nascimentos, matrimónios, falecimentos ou outros acontecimentos, ou quando alguém quer aspirar a uma reencarnação melhor.

O mosteiro de Tashi Lhunpo é uma das seis grandes universidades monásticas tibetanas e a sede do Panchen Lama, o segundo líder espiritual tibetano, logo a seguir a Dalai Lama.

O concerto desta noite é promovido pela câmara municipal de Castelo Branco. A entrada custa 10 euros, com descontos de 20% para menores de 25, maiores de 65 e estudantes.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados