A música dos Monges Tibetanos do mosteiro Tashi Lhunpo é subtil e complexa, indissociável das tradições antigas, de cujos significados está impregnada. Seja vocal ou instrumental, requer não somente um conhecimento perfeito dos testos transmitidos por tradição oral, mas também um alto nível de virtuosismo na interpretação.
A música tem presença dentro e fora dos mosteiros. No interior, acompanha cerimónias religiosas, particularmente salas reservadas à oração e, às vezes, alguns rituais são celebrados no pátio. Fora do mosteiro, é interpretada nas casas, por ocasião de nascimentos, matrimónios, falecimentos ou outros acontecimentos, ou quando alguém quer aspirar a uma reencarnação melhor.
O mosteiro de Tashi Lhunpo é uma das seis grandes universidades monásticas tibetanas e a sede do Panchen Lama, o segundo líder espiritual tibetano, logo a seguir a Dalai Lama.
O concerto desta noite é promovido pela câmara municipal de Castelo Branco. A entrada custa 10 euros, com descontos de 20% para menores de 25, maiores de 65 e estudantes.