Na hora do adeus à assembleia municipal de Belmonte o actual director do agrupamento de centros de saúde da Cova da Beira diz sair "de consciência tranquila; tudo fiz para defender os interesses de Belmonte, nunca estive submetido a disciplinas partidárias e espero que este possa continuar a ser um fórum de apresentação de propóstas válidas para o futuro do nosso concelho".
O novo presidente da assembleia municipal de Belmonte é Joaquim Costa, que já desempenhou o cargo entre os anos 2004 e 2005.
Na hora do regresso Joaquim Costa garante que aquele órgão vai ser "uma porta aberta para todos os cidadãos do concelho" e pretende levar por diante algumas mudanças como "a mudança dos horários das reuniões e a realização de sessões descentralizadas são questões que vamos analisar"
Um maior envolvimento dos cidadãos na vida do concelho é também o objectivo de Zeferino Moreira, eleito da CDU "é isso que nós pretendemos uma vez que não é possível saber se estamos a defender os interesses dos cidadãos se eles não vierem a esta casa".
Na nova assembleia municipal de Belmonte, para além do eleito da CDU vão estar 9 eleitos do PS e 5 do PSD. António Luís Elevas, da bancada social democrata, garante que nos próximos 4 anos aquela força política vai fazer "uma oposição responsável à maioria e onde vamos apresentar propostas que, no nosso entendimento, podem contribuir para o desenvolvimento de Belmonte".
No que respeita aos presidentes de junta há apenas um novo autarca; na freguesia de Inguias. Em Belmonte, Caria, Colmeal da Torre e Maçainhas todos os presidentes de junta de freguesia foram reeleitos para um novo mandato.