RCB/TuneIn
Terça, 26 Set 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TABORDA BARATA PRESIDE AO CACB
Rádio Cova da Beira
Luís Taborda Barata foi eleito presidente do conselho directivo do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB). Um novo organismo que une todas as organizações públicas de saúde do “arco interior centro” que abrangem uma população de 900 mil habitantes.
Por Paula Brito em 26 de Jun de 2017
 

O Centro Académico Clinico das Beiras, aprovado no passado dia 7 de Abril,  irá actuar na articulação de três pilares fundamentais.

“O ensino/formação, a investigação e em terceiro lugar vários formatos de interacção com a comunidade de que é exemplo a educação para a saúde, se tivermos estes três pilares bem articulados conseguimos ter reflexo na prestação de cuidados de saúde.”

Luís Taborda Barata explica ainda a necessidade deste centro no interior do país “faz sentido aqui porque o interior tem sido há muitos anos negligenciado, o que é aberrante, nós temos de criar sinergias, a nossa missão é sermos uma referência nacional e internacional na prestação de cuidados de saúde integrados”.

Em breve será feita uma apresentação pública do centro, para já, Taborda Barata explica que tipo de trabalho e acções podem ser desenvolvidas para cumprir essa missão “parte da investigação clinica diz respeito a ensaios clínicos, se nós conseguirmos capacitar os profissionais de saúde para estarem envolvidos, com elevadíssima qualidade, em ensaios clínicos, tornamo-nos altamente atractivos para empresas que queiram implementar ensaios clínicos em Portugal, e obviamente que isso gera dinheiro para ser aplicado em acções de formação, de intervenção na comunidade e mais projectos de investigação”.

O centro Académico clinico das Beiras está sediado na faculdade de ciências da saúde da Universidade da Beira Interior onde tem uma sala, um funcionário e o equipamento informático que vai permitir o arranque do projecto. A direcção, com um mandato de três anos, será rotativa, tal como as reuniões do conselho directivo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados