RCB/TuneIn
Segunda, 20 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TABORDA BARATA PRESIDE AO CACB
Rádio Cova da Beira
Lu√≠s Taborda Barata foi eleito presidente do conselho directivo do Centro Acad√©mico Cl√≠nico das Beiras (CACB). Um novo organismo que une todas as organiza√ß√Ķes p√ļblicas de sa√ļde do ‚Äúarco interior centro‚ÄĚ que abrangem uma popula√ß√£o de 900 mil habitantes.
Por Paula Brito em 26 de Jun de 2017
 

O Centro Académico Clinico das Beiras, aprovado no passado dia 7 de Abril,  irá actuar na articulação de três pilares fundamentais.

“O ensino/formação, a investigação e em terceiro lugar vários formatos de interacção com a comunidade de que é exemplo a educação para a saúde, se tivermos estes três pilares bem articulados conseguimos ter reflexo na prestação de cuidados de saúde.”

Luís Taborda Barata explica ainda a necessidade deste centro no interior do país “faz sentido aqui porque o interior tem sido há muitos anos negligenciado, o que é aberrante, nós temos de criar sinergias, a nossa missão é sermos uma referência nacional e internacional na prestação de cuidados de saúde integrados”.

Em breve será feita uma apresentação pública do centro, para já, Taborda Barata explica que tipo de trabalho e acções podem ser desenvolvidas para cumprir essa missão “parte da investigação clinica diz respeito a ensaios clínicos, se nós conseguirmos capacitar os profissionais de saúde para estarem envolvidos, com elevadíssima qualidade, em ensaios clínicos, tornamo-nos altamente atractivos para empresas que queiram implementar ensaios clínicos em Portugal, e obviamente que isso gera dinheiro para ser aplicado em acções de formação, de intervenção na comunidade e mais projectos de investigação”.

O centro Académico clinico das Beiras está sediado na faculdade de ciências da saúde da Universidade da Beira Interior onde tem uma sala, um funcionário e o equipamento informático que vai permitir o arranque do projecto. A direcção, com um mandato de três anos, será rotativa, tal como as reuniões do conselho directivo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados