RCB/TuneIn
Segunda, 23 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO INTEGRA PROJECTO “SPIN”
Rádio Cova da Beira
Trata-se de um programa de reutilização de manuais escolares, que vai entrar em vigor já no próximo ano lectivo, e que é desenvolvido pela “Book In Loop”, uma empresa tecnológica incubada no instituto Pedro Nunes. A ideia passa pelo registo dos manuais escolares usados numa plataforma digital e onde podem ser vendidos a outros agregados familiares e simultaneamente também adquirir livros usados a um custo mais reduzido.
Por Nuno Miguel em 25 de Jun de 2017
De acordo com a vereadora com o pelouro da educação na autarquia fundanense, esta aposta vem dar continuidade a vários projectos que já foram dinamizados nesta área “ao longo dos anos já lançámos várias iniciativas dedicadas à reutilização de manuais, já fizemos campanhas de recolha, a biblioteca já teve pontos de entrega mas também verificámos que estas iniciativas são importantes mas não são suficientes para aquilo que se pretende. E temos aqui uma grande oportunidade que pode ser proporcionada às famílias do concelho do Fundão”.    
Cada livro é registado numa plataforma electrónica e depois de confirmado o seu estado de conservação e posteriormente disponibilizado aos alunos que o necessitarem. A entrega deve ser feita em postos de recolha específicos que vão ser instalados no edifício da autarquia, da biblioteca, nas sedes de todos os agrupamentos escolares e também no externato de Alpedrinha. Alcina Cerdeira não tem dúvidas que esta opção pode permitir poupanças significativas na compra dos manuais escolares, que pode chegar aos 40 por cento para quem adquire livros e ainda com uma dupla poupança uma vez que cada família pode também vender os livros que tem e comprar outros por um valor muito mais baixo”. 
No concelho do Fundão os gastos com manuais escolares ascendem anualmente a 500 mil euros e o recurso a esta plataforma permite aos munícipes recuperar 20 por cento das despesas com livros de anos anteriores e poupar 60 por cento na compra de manuais para o ano lectivo seguinte. Ricardo Morgado, responsável da empresa “Book In Loop” refere que este projecto foi baseado em algumas experiências já feitas noutros países da Europa e acredita que a bolsa das famílias pode ser aliviada no início de cada ano lectivo “em média cada família gasta anualmente 216 euros por filho em manuais escolares; foi a pensar nos livros que ficam inutilizados na prateleira que decidimos avançar com este projecto e onde através de uma ferramenta digital muito fácil de usar as pessoas podem recorrer a ela para disponibilizar os livros que tem em casa mas que tem valor como conseguir livros de outras famílias que tem filhos em anos mais avançados e dessa forma poupando dinheiro na sua aquisição”.
O projecto abrange todos os manuais escolares entre o quinto e o décimo segundo ano de escolaridade e para já está a ser dinamizado em 11 municípios e uma junta de freguesia. O Fundão é o próximo concelho a integrar esta rede.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados