RCB/TuneIn
sábado, 01 out 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUTUALISTA COVILHANENSE: UNIDADE MÓVEL REALIZOU CERCA DE 900 RASTREIOS
Rádio Cova da Beira
Nos primeiros seis meses de actividade, a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense realizou 32 acções de sensibilização em 17 localidades e um total de 898 rastreios cardiovasculares gratuitos. A Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social da Mutualista Covilhanense já está a realizar serviço regular em nove localidades
Por Nuno Miguel em 25 de Jun de 2017

São aldeias localizadas no sudoeste do concelho da Covilhã que visitadas quinzenalmente pela equipa multidisciplinar do novo serviço, que integra um enfermeiro, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma técnica social, à qual se junta um clínico para as deslocações a Trigais, para já a única onde a Associação presta serviço médico.

 

A viatura desloca-se quinzenalmente a Trigais; Aldeia de S. Francisco de Assis e Barroca Grande; Sobral de S. Miguel; São Jorge da Beira e as anexas de Casal de Santa Teresinha, Vale de Cerdeira, Minas da Panasqueira e Cambões. As visitas da equipa multidisciplinar na Unidade Móvel de Saúde a Aldeia de S. Francisco de Assis, Barroca Grande e Sobral de São Miguel ocorrem todas as segundas e quartas sextas-feiras de cada mês.

 

No caso de São Jorge da Beira e das suas quatro anexas, as deslocações acontecem sempre na terceira e última segunda-feira do mês. A aldeia de Trigais, na freguesia da Erada, é visitada às terças-feiras (na primeira e terceira de cada mês), sendo que é na primeira deslocação mensal que o médico João Carlos Lima dá consultas-

De acordo com o presidente da direcção da Mutualista, esta é a primeira fase de implementação do serviço de forma regular no território, organizada em itinerários

«Iniciámos os serviços regulares nestas localidades porque correspondem às que apresentam maiores lacunas ao nível de serviços de saúde que, com a nossa Unidade Móvel de Saúde, estamos a colmatar, respondendo às necessidades mais prementes que detectámos e que as juntas de freguesia e as próprias populações nos expuseram», explica o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva.

 

Para o presidente da direcção da Mutualista Covilhanense «o serviço de proximidade regular às populações será alargado a outras freguesias, progressivamente, em articulação com os parceiros locais». Em relação ao serviço médico, «a Instituição poderá levá-lo também a aldeias com as mesmas características de Trigais, onde não há postos de saúde a funcionar e os serviços de transportes públicos são deficitários ou inexistentes», acrescenta.

 

 

O projecto da Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense conta com 25 parceiros, entre os quais a Câmara Municipal da Covilhã, juntas de freguesia, instituições e associações locais, Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), Universidade da Beira Interior (UBI), Laboratório NetGNA, afeto ao Instituto de Telecomunicações, e dois núcleos de estudantes da UBI que têm acompanhado as acções em regime de voluntariado estudantil (MedUBI – Núcleo de Estudantes de Medicina e UBIPharma – Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas).

 

No primeiro meio ano de funcionamento da Unidade, a instituição angariou cerca de 200 novos associados.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados