A mostra reúne quatro artistas plásticos que se dedicam, em simultâneo, à docência no Ensino Superior e à investigação na vertente das Artes Visuais: Artur Ramos, Ilídio Salteiro, João Queiroz, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e Luís Herberto, pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.
Para além do pensamento reflexivo e práticas individuais do Desenho e da Pintura, nestes autores estão presentes conceitos que o próprio título afirma, reconstituindo, deste modo, uma acção que se legitima sobre si própria, reconstruindo toda a sistematização das práticas na Pintura.
A exposição está patente ao público entre 6 de Julho e 15 de Outubro e incluirá, na sessão de encerramento prevista para 12 de Outubro (16h00), um colóquio com o mesmo tema que contará com a presença dos quatro artistas plásticos.