RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CORO MISTO NA POLÓNIA E BERLIM
Rádio Cova da Beira
O coro misto da Beira Interior parte para a Polónia na próxima quinta-feira para participar no concurso “Per Musicam Ad Astra” que se realiza em Torun. O coro, que prepara há um ano esta participação, concorre em quatro categorias - música sacra, coros mistos, folclore e rock - e as expectativas de Luís Cipriano são elevadas. O maestro espera trazer para Portugal nada menos do que quatro medalhas.
Por Paula Brito em 20 de Jun de 2017

Outras da categoria:

 “Vamos concorrer a quatro categorias espero trazer quatro medalhas e espero também não trazer nenhuma de bronze, podemos ter um azar, a música é uma coisa terrível porque podemos ter um azar mas nunca podemos ter sorte porque se não houver trabalho não há sorte que valha, mas mesmo com trabalho podemos ter um deslize, eu não conheço os restantes coros, nem é isso que me interessa, o que me interessa é a postura e a atitude do coro misto da Beira Interior”.

Luís Cipriano, em entrevista à RCB, explica os critérios que o levaram a escolher este concurso “Em Portugal escolher concursos é sempre um tormento porque o nosso calendário escolar não é igual ao dos outros países e depois a escolha prende-se também com o ponto de vista económico, nós ainda pusemos a hipótese de concorrer a Roma, mas o preço dos hotéis em Roma ou na Polónia é completamente diferente, e depois escolher um concurso que tenha as condições ideias para o coro e tenha as categorias a que queremos concorrer”.

O maestro lamenta que a legislação portuguesa facilite apenas a participação de jovens na área desportiva deixando de lado a cultura “se em vez do coro fosse um grupo desportivo as coisas seriam completamente diferentes porque existe uma legislação para todas as crianças que representam Portugal ao nível desportivo, ao nível da música não existe rigorosamente nada”.

Antes da Polónia o coro misto vai realizar um concerto no recém inaugurado teatro de Berlim George Friedrich-Handel Gymnasium onde vai interpretar o trabalho de Luís Cipriano para fado. Uma preparação para a competição que acontece na Polónia entre os dias 26 e 28.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados