Luís Cipriano, em entrevista à RCB, explica os critérios que o levaram a escolher este concurso “Em Portugal escolher concursos é sempre um tormento porque o nosso calendário escolar não é igual ao dos outros países e depois a escolha prende-se também com o ponto de vista económico, nós ainda pusemos a hipótese de concorrer a Roma, mas o preço dos hotéis em Roma ou na Polónia é completamente diferente, e depois escolher um concurso que tenha as condições ideias para o coro e tenha as categorias a que queremos concorrer”.
O maestro lamenta que a legislação portuguesa facilite apenas a participação de jovens na área desportiva deixando de lado a cultura “se em vez do coro fosse um grupo desportivo as coisas seriam completamente diferentes porque existe uma legislação para todas as crianças que representam Portugal ao nível desportivo, ao nível da música não existe rigorosamente nada”.
Antes da Polónia o coro misto vai realizar um concerto no recém inaugurado teatro de Berlim George Friedrich-Handel Gymnasium onde vai interpretar o trabalho de Luís Cipriano para fado. Uma preparação para a competição que acontece na Polónia entre os dias 26 e 28.