RCB/TuneIn
Domingo, 24 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JOÃO MORGADO DISTINGUIDO NO BRASIL
Rádio Cova da Beira
O escritor covilhanense foi homenageado com a gr√£ cruz da ordem do m√©rito c√≠vico e cultural, oficializada pela Rep√ļblica Federativa do Brasil. A ins√≠gnia foi entregue em S√£o Paulo durante a desloca√ß√£o que Jo√£o Morgado efectuou aquele pa√≠s.
Por Nuno Miguel em 20 de Jun de 2017
A distinção pretendeu reconhecer o trabalho de investigação do escritor covilhanense sobre Pedro Álvares Cabral, editada nos livros “Vera Cruz” e também “Indias”, assim como nos livros infantis e juvenis publicados sobre o navegador, “Cabralito” e “Cabral – O Gigante dos mares”, considerados de enorme potencial pedagógico. 
Também o livro “Vera Cruz” recebeu a medalha do mérito literário da ordem internacional do mérito do descobridor do Brasil, instituída pela  sociedade brasileira de heráldica. Estas mesmas obras, valeram ainda ao autor o troféu “Camões 2017” que recebe na gala internacional Luso Brasileira.
De acordo com o chanceler-mor da ordem, Gualdino Cocchiaro “quisemos premiar a qualidade inegável da obra e a importância da mesma no resgatar da vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral. «Vera Cruz» lança uma inovadora visão sobre os mistérios da sua chegada a terras da Vera Cruz. É uma obra crucial para a história de Portugal e Brasil”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados