A obra, inspirada no poema sinfónico de João Morgado do “Cerco ao Castelo de Monsanto”, é composta por cinco andamentos. Em palco estiveram 220 participantes (nove escolas e uma associação do ensino artístico da Região da Beira Interior) entre os quais seis adufeiras de Idanha-a-Nova e o Barítono convidado Luís Rodrigues.
O Troféu Testemunho, este ano, foi entregue ao Concertino Beatriz Moura do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Um troféu que representa toda a orquestra e restantes participantes.
Para reforçar a orquestra sinfónica a Scutvias convidou alunos da região que neste momento estão no ensino superior, na Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Música de Artes e Espectáculos, Metropolitana, Universidade de Aveiro e Escola Profissional de Albergaria a Velha.
Em jeito de balanço a Scutvias refere, em comunicado que este ano foram 1.900 os espectadores que assistiram aos concertos que decorreram nas cidades de Abrantes, Castelo Branco, Guarda e vila de Mação.