RCB/TuneIn
Quarta, 25 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CAMPANHA A PAGAMENTO NO LAGAR
Rádio Cova da Beira
Está a pagamento a campanha do ano passado na cooperativa de olivicultores do Fundão. Foram laboradas 2.140 toneladas de azeitona que se traduziram em 263 mil litros de azeite, 1.967 toneladas de bagaço e 69 de caroço, numa campanha em que apenas 3,3% da produção foi disponibilizada pelos sócios para comercialização no lagar.
Por Paula Brito em 30 de May de 2017
 “Este lagar vive praticamente da maquia, já viu o que é ficar aqui apenas 3,3%, isso não é nada, e se queremos azeite em todo o lado com a nossa marca não pode ser.” Para alterar a situação a direcção, pensa valorizar mais o azeite, apesar dos últimos três anos terem sido, segundo António Amaral, melhor pagos “mesmo assim a campanha tem vindo sempre a subir, em relação a anteriores direcções fomos os que pagámos mais até hoje, espera-se que ainda se vá pagar melhor, as coisas não podem ser de um dia para o outro, mas vamos ver para o ano”.

A nova campanha avizinha-se “promissora”, devido à “abundante floração nos olivais e às condições climatéricas, até ao momento, favoráveis”, já que a do ano passado apesar “da muita quantidade de azeitona, a produção foi mais fraca, foi um ano mau, mas foi mau a nível nacional”.

Na última assembleia geral o presidente da direcção falou também da necessidade de actualizar a base de dados dos associados, é que apesar de serem 2.500, apenas mil depositam azeitona no lagar. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados