De forma a cativar mais público e também pilotos locais e outros, o CAMI decidiu inserir nesta prova em simultâneo, um Troféu "Regularidade Histórica" reservada a automóveis clássicos e históricos, para além de uma Rampa Regional para viaturas não inscritas no CNM Valvoline.
Relativamente à competição do CPM propriamente dita (Rampa da Serra da Estrela), na Categoria 1, os candidatos ao título estarão presentes, casos de Rui Ramalho, Pedro Salvador e Paulo Ramalho, enquanto no Grupo CM, o covilhanense João Fonseca, juntamente com Nuno Guimarães e Joaquim Rino, são os favoritos.
Recorde-se que nas duas primeiras provas do campeonato, João Fonseca(ele que regressou este ano à competição) foi 3º nas Rampas da Penha e Falperra, respectivamente.
Na Categoria 2, são três, também, os candidatos à vitória na Covilhã:
Gonçalo Manahu, José Correia, e Edgar Reis.
Categoria 3: Teremos a lutar pela vitória, o covilhanense Pedro Saraiva, João Guimarães, Sérgio Nogueira, e Manuel Correia.
Categoria 5 - são candidatos: Luís Nunes, Joaquim Teixeira, e Francisco Marrão.
Taça Nacional de Montanha: Francisco Leite, José Magalhães e Armando Freitas(ainda não está inscrito), são os favoritos.
Campeonato Nacional de Clássicos de Montanha: José Pedro Gomes, Parcídio Summavielle, Augusto Fernandes e o covilhanense Flávio Saínhas, vão lutar pela liderança da competição.
No que diz respeito ao Troféu Nacional de Clássicos de Montanha, o favorito é Carlos Oliveira, com forte oposição de Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro.
Por último, a contar para a Taça Nacional de Clássicos de Montanha 1300, o grande candidato à vitória será Aníbal Rolo, com José Figueiredo e Domingos Fernandes, como principais oponentes.
Quanto ao programa/ horário será o seguinte:
Sábado - Dia 27 de maio:
13h45 - Fecho da pista
14h30 - 1ª Subida de Treinos
16h00 - 2ª Subida de Treinos
18h30 - 1ª Subida Oficial.
Domingo - Dia 28 de maio:
10h15 - Fecho da pista
11h30 - Warp UP
14h00 - 2ª Subida Oficial
15h15 - 3ª Subida Oficial
16h30 - Pódio com entrega de prémios.