RCB/TuneIn
Quinta, 03 Dez 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTIVAL LITERÁRIO DA GARDUNHA CONSOLIDADO
Rádio Cova da Beira
A quarta edição do Festival Literário da Gardunha, que decorreu de 16 a 21 de Maio, no Fundão, “consolidou o trabalho que se fez ao longo dos quatro anos”, refere a directora do evento. Este ano, o evento contou com a presença de cerca de 35 escritores de cinco países, quatro deles de língua portuguesa Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e também Espanha.
Por Paulo Pinheiro em 24 de May de 2017

Nas quatro edições, o Festival Literário da Gardunha trouxe ao Fundão 120 escritores e ensaístas

“A adesão por parte do público, o trabalho efetuado nas escolas e o entusiasmo destes quase 35 escritores que passaram ao longo da semana pelo festival foi muito gratificante e o balanço é muito positivo”, refere Margarida Gil.

O evento tem espaço para crescer porque “a Gardunha é um território fértil de criação, o concelho do Fundão tem todas as características para reunir e organizar um evento destes, de grande escala, que se poderia realizar em qualquer outra cidade do país, e há aqui muito potencial a explorar e muito trabalho a ser feito com a comunidade escolar e com o público e isso mostra que as pessoas estão ansiosas que o festival aconteça. Há uma boa perspectiva de futuro” sublinha.

Nesta edição do Festival o mote foi a “Fronteira” e dele saíram fronteiras de histórias pessoais, literárias, poéticas e geográficas “uma troca de experiências que, acima de tudo, foi uma reflexão sobre a temática da viagem, que é a temática comum do festival, incidiu muito sobre um subtema muito abordado quando se fala na viagem e foi uma reflexão muito partilhada e muito próxima do público, pela informalidade que também registou”, explica a directora do evento.

 

A organização espera contar numa das próximas edições com a presença de Luandino Vieira, Prémio Camões, que embora anunciado para este fim-de-semana, por razões de saúde, não esteve presente.

 

Ao longo do fim-de-semana realizaram-se diversas mesas redondas, no sábado, 20 Maio, com a participação de Laborinho Lúcio, José Viale Moutinho, João de Melo, Manuel Alberto Valente, João Tordo, Joel Neto, Joana Bértholo, Maria João Cantinho, Miguel Manso, Vasco Gato, Raquel Nobre Guerra, Andrea Zamorano, . Estas mesas redondas contaram com a moderação de Alexandre Manuel, José Mário Silva e Joana Portugal.

No domingo, dia 21 de Maio, no Teatro Clube de Alpedrinha, as mesas redondas protagonizadas por Maria do Rosário Pedreira, Aldina Duarte, João Morgado, Carlos Mendes de Sousa, Hélder Macedo, Eric Nepomuceno, Ana Margarida de Carvalho, Gustavo Rubim, Alexandre Andrade, Margarida Vale de Gato, como moderação Ricardo Duarte, Luís Caetano e Valéria Romão.

 

Decorreu, ainda, o lançamento do primeiro número da Revista Literária "A Morte do Artista" (coletivo A Morte do Artista), composto por Carina Bernardo, Fernanda Cunha, Firmino Bernardo, João Eduardo Ferreira, Manuel Halpern e Paulo Romão Brás.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados